home / estádios / casas do furão

As casas do Furão Tricolor

Assim como todo o time que nasce na várzea, o grande sonho do Deportivo Mustela foi ter um local para chamar de sua casa. Isso não é uma peculiaridade do Furão Tricolor, mas pela índole da agremiação isso parecia ser mais intenso. É bastante cômodo e bem mais econômico para qualquer time, elaborar o seu calendário e fixar uma parceria com uma instituição qualquer que detenha o mando e uso de uma campo de futebol.

Mas isso, não casa com o perfil do Deportivo Mustela, e sabedores das dificuldades de aquisição e manutenção de uma área que abrigue uma praça esportiva e o pensamento sempre foi no sentido de uma parceria colaborativa. Mas entre o ideal e a realidade que se estabelece há um grande abismo.

Juventude do Vale Aurora A primeira tentativa se deu com a Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Juventude do Vale Aurora onde um campo abandonado com um matagal no lugar do gramado, após um acerto prévio encaminhado com os líderes da comunidade, os atletas do Deportivo Mustela deram a primeira grande demonstração de união e em apenas um sábado cortaram a grama para um nível aceitável e que permitia uma continuidade com um tratamento que transformaria o matagal em um tapete onde a bola poderia rolar. Infelizmente as recordações deste projeto estão mais nas mentes de cada um e poucos registros digitais. O registro disponível trata do orgulho do atleta Marcelo Carraro com a reforma e registrou numa selfie com a esposa, mas ao fundo é possível perceber o gramado já com a primeira etapa de corte realizada.

A partir do primeiro passo, não houve uma sincronia entre as partes e o acordo acabou não sendo selado e o Deportivo Mustela voltou para a peregrinação para buscar um campo a cada final de semana para jogar.

Mas se a parceria não funcionou como esperado, a convicção acerca da modalidade de relacionado com parceiros não se modificou e a busca voltou. E sabedores da iniciativa do Deportivo Mustela, houve a aproximação entre o Deportivo Mustela e a sociedade União Floresta do bairro Fenavinho.

Floresta antes do Deportivo Mustela (1) Floresta antes do Deportivo Mustela (2)




















O Floresta vinha buscando a recuperação de sua praça esportiva, o Estádio Marcolino Passarim que após um violento aguaceiro teve uma lateral totalmente comprometida por um deslizamento em que foi totalmente danificado o alambrado. Alambrado este, que já pela ação do tempo e vandalismo já encontrava-se totalmente comprometido, conforme as fotos acima.

A chegada do Deportivo Mustela coincidiu com o encerramento da temporada e com os festejos natalinos os jogos foram suspensos, o Deportivo Mustela entrou com tudo e realizou um Costelão naquele final de ano e levantou recursos, juntou suas economias a patrocínios e re-ergueu o alambrado e auxiliou na revitalização do campo. Sócios antigos do Floresta repetiam seguidamente que o campo do clube só esteve parecido com o estado em que encontrava na sua re-inauguração quando fora inaugurado com todo o zelo de seus primeiros tempos.

Alambrado novo, gramado adubado e recomposto como nunca estivera a muito. Até uma estrutura de filtro e encanamento foi revitalizado possibilitando a sua irrigação. A cada sábado, o Furão acordava cedo para cortar a grama e pintar suas linhas e todos os demais clubes que jogavam lá se beneficiavam disso. Foram feitos inúmeros investimentos na estrutura sendo recuperados até os vestiários e um inédito trabalho de topografia para re-adequar as proporções e demarcações do campo. Confiram as fotos.

Floresta depois do Deportivo Mustela (1) Floresta depois do Deportivo Mustela (2)

Porém o comprometimento com a manutenção do estádio e os objetivos das agremiações não eram exatamente os mesmos. O Deportivo Mustela buscava um local onde bem cuidado pudesse receber os seus convidados e agremiações co-irmãs e para isso mirava um campo com gramado perfeito (mesmo com dimensões reduzidas) e vestiários limpos e bem cuidados. Já o Floresta via no campo de jogo um atrativo para ajudar a rentabilizar o bar e as promoções realizadas na pequena sede.

Esse distanciamento foi a mola mestra para ruir essa parceria que nasceu de duas necessidades que não mensurava o impacto de objetivos tão extremos e no final do exercício de 2012 com o término do contrato, não houve interesse das partes na renovação. Paralelamente a isso, uma relação próxima de parceria se intensificava entre Deportivo Mustela e São Paulo do Borgo.

Essas duas agremiações sempre foram muito próximas e não raramente o Deportivo Mustela locava o Complexo Esportivo do São Paulo do Borgo para jogos considerados especiais por parte do Deportivo Mustela. Essa proximidade resultou na proposição de uma parceria por parte do Deportivo Mustela o que foi aceita pelo proprietário do Complexo.

Arena Mustela (1) Arena Mustela (2)




















A estrutura pronta animou os Furões que imediatamente adotaram a nova casa e passaram a fazer parte do local e de algumas ações em parcerias executadas entre as duas agremiações. Foi inegavelmente um grande avanço, tanto que o acordo de cooperação já foi renovado pela terceira vez chegando a temporada de 2016 e a intenção é de que ela se torne duradoura para que ambas as agremiações possam usufruir e cuidar dessa casa que abriga os dois tricolores mais queridos da Capital do Vinho.

A existência de clubes do futebol amador é bem complicada mas juntos Deportivo Mustela e São Paulo têm muitos planos e projetos para o futuro o que permite sonhar com uma boa e longa parceria.