O feriado de 21 de Abril de 2012 foi repleto de atividades e emoções aos integrantes do Deportivo Mustela, inclusive com direito a aparição em rede nacional no canal Premiere Futebol Clube. Para este dia estava marcado o jogo de ida contra o time do La Barca Futebol Clube em Gravataí(RS) e assim foi. O dia começou cedo, por volta das 7 horas da manhã a turma começou a se juntar no posto de combustíveis próximo à Pipa Pórtico para em excursão partirem rumo ao compromisso na região metropolitana.
Para este compromisso não contávamos com a presença dos atletas Bellé, Guilherme e De Paris nem para a viagem nem para o jogo mas o goleiro Gilma nos acompanhou na parceria e contávamos com a volta do lateral Biscuila.
A programação previa para o período da tarde uma passagem no Estádio Olimpico para assistir a semi-final da Taça Farroupilha entre Grêmio e o time do Canoas, mas alguns atletas por motivos particulares não puderam participar deste programa então optaram por deslocar-se com veículos próprios que foi o caso dos atletas Supla e De Toni, os quais deram carona ao goleiro Santin e ao Vilson e o atleta Mazotti que deslocou-se juntamente com a sua esposa até Gravataí. Os demais após o almoço rumaram ao estádio do Grêmio portoalegrense.
Mas sobre o jogo, a partida se deu com pontualidade da cidade de Bento Gonçalves, o que combinado com o transito mais leve de um feriado culminou com um adiantamento da chegada no ponto de encontro combinado com a equipe do La Barca, que era o posto do pedágio em Gravataí de onde partiríamos em comboio até o campo do Atlético Gravataiense, o local da partida. Esse adiantamento resultou num pequeno período de espera pelo nosso anfitrião que no horário combinado chegou e imediatamente partimos para o campo de jogo.
A chegada marcou o reencontro com os amigos do La Barca, um rápido bate-papo e logo em seguida as equipes fardadas em campo para a disputa esportiva. Tudo bastante rápido e logo em seguida a bola estava rolando. O time do La Barca, atuando em seus domínios partiu para o ataque e dominou completamente as açoes no início do jogo e o Deportivo Mustela bastante atrapalhado em campo, principalmente na contenção do meio campo o que facilitou bastante as infiltrações do La Barca.
Logo no início do jogo, o La Barca teve um penalti marcado a seu favor, bastante discutido pois a defensiva do Deportivo Mustela viu a falta mas fora da área, mas o arbitro viu o atacante cair dentro da grande área e acabou marcando o pênalti. Mas a justiça se fez pelo desperdício da cobrança pelo atacante alvi-negro.
A justiça que esteve do lado do Mustela na cobrança do penal inexistente, fez novamente a sua parte ao permitir que o atacante do La Barca abrisse o placar em uma jogada de infiltração pelo meio com um arremate certeiro no canto do goleiro tricolor, Santin. Afinal, apesar do pênalti perdido, o La Barca era bastante superior em campo e merecia a vantagem pelo que fizera até aquele momento em campo.
O Furão Tricolor buscou a reação em campo e conseguiu alguns bons ataques mas situações claras de gol eram escassas e no momento em que o Deportivo Mustela apresentava-se melhor e igualava o confronto acabou sofrendo o segundo gol em nova falha de marcação. E essa foi a história do primeiro tempo, com vantagem para o time do La Barca por 2 a 0.
O segundo tempo, começou com a mesma situação, o Furão buscando a reação e o La Barca aproveitando as dimensões do campo fazia inversões de bola nas costas da defesa o que culminou com a ampliação do placar em um novo pênalti e este questionado unanimimente por todos, pois o atacante alvi-negro dobrou os joelhos antes de participar da jogada e do toque com o zagueiro tricolor interpretado como pênalti pelo árbitro. Novamente, um gol sofrido pelo Furão quando estava bem no jogo e buscava a reação. Como bem lembrou o capitão tricolor ao final do embate. "Cabe ressaltar a grande qualidade do La Barca... o que fez a defensiva do Furão Tricolor abusar das faltas. Mas,,, Não importa quão dura seja a peleia ande sempre de cabeça erguida! Vamos Furão - sempre avante!" - disse o capitão Rafael.
Com o 3 a 1 no placar, o time do Mustela foi para o ataque com tudo buscando a reação e nisso o zagueiro Lahm acabou sendo expulso em um lance confuso em que numa disputa para evitar o contragolpe do time da região metropolitana, zagueiro e atacante do La Barca disputaram a corrida ambos usaram braços, se engalfinharam e no final o atacante do La Barca acabou tomando a frente e o zagueiro que vinha no encalço acabou tocando-o por traz. Na interpretação da arbitragem, falta e vermelho para o camisa 3 da Serra. Mas o mais sensato seria penalização igual aos dois, afinal sobrou braço para todo o lado.
Esse lance pontuou um final de semana complicado para a defensiva do Furão visto que o lateral Biscuila voltou a sentir uma lesão muscular, o zagueiro Rafa cometeu dois pênaltis - discutíveis, é bem verdade, o zagueiro Lahm foi expulso e prejudicou a equipe e os demais defensores estiveram longe de realizar uma boa atuação.
No final do segundo tempo, o La Barca diminuiu o ritmo, o Deportivo Mustela ainda descontaria em uma cobrança de falta do meia Sandro e com Jesus num bom ataque com troca de passes. Embora esse desconto tricolor, time da Capital ainda aumentaria o placar fechando em 4 a 2.
O saldo final do jogo foi um bom confronto, com uma boa equipe que é o La Barca e o Furão tricolor pode ir para o próximo confronto com o The Charles Millers com a cabeça erguida buscando a recuperação.
Após o almoço os dois grupos, participaram de um almoço de confraternização bastante animado com um bate papo, que é o mais importante entre amigos e já combinando o próximo encontro que se dará em Bento Gonçalves no final do mês de Outubro de 2012.
Finalizado o almoço, a equipe do Deportivo Mustela deu prosseguimento a sua aventura de sábado, com aqueles atletas que iriam para o estádio Olímpico Monumental embarcando no ônibus e rumando ao bairro Azenha em Porto Alegre(RS).
A proposta inicial era de que todos os atletas mantivessem o manto retrô do Deportivo Mustela para a presença no estádio do Grêmio, mas alguns preferiram não arriscar e trocaram pela tricolor da capital. No fim, o atacante Marcelo acabou sendo barrado pela segurança do Grêmio e trocou a camisa. Restaram apenas o Gilma, o Lahm e o treinador Alosir com as camisas retrô do Mustela. O Gilma utilizou-se de um moleton e encobriu a camisa vermelho, verde e amarela do Mustela e entrou facilmente no estádio.
O zagueiro Lahm e o treinador Alosir foram como se diz na cara e na coragem, inicialmente foram barrados pela segurança do Grêmio, com a alegação de que a Brigada Militar não os deixaria entrar. Com base nesta a alegação a dupla buscou junto a BM a liberaçao, que após um breve "chá de banco" permitiu a entrada visto que segundo a Brigada Militar quem se responsabiliza pela segurança é no fundo a Brigada e a segurança do clube pouco interfere nas arquibancadas. O que demonstrou uma decisão sensata e civilizada com o devem ser as torcidas dos clubes principalmente em véspera de Copa do Mundo. Uma nota a lamentar foi de um "Coordenador" da segurança do Grêmio que na saída do túnel na arquibancada novamente ameaçou aos dois Mustelas dizendo que eles deveriam dar graças a Deus caso conseguissem sair com vida do estádio. Uma atitude lamentável por parte de um funcionário de um grande clube de uma sede da Copa e que chegou a gestionar para sediar em seu estádio os jogos deste grande evento, e principalmente um funcionário que tem por missão evitar qualquer tipo de distúrbio e sobremaneira coibir qualquer tipo de violência, que ao invés de cumprir o seu ofício fez estas senão ameaças mas tentou intimidar esses dois integrantes do Deportivo Mustela que foram prestigiar o seu clube no campeonato gaúcho.
O intuito da presença das camisas tricolores do Mustela no campo do Grêmio era divulgar o nome do Deportivo Mustela, e a meta foi cumprida integralmente. Antes ainda do início da partida o celular do Lahm tocou e o cônsul gremista de Quaraí - o Rodrigo Correa avisava que o trio de Mustelas estava em rede nacional pelo Premiere FC. Inicialmente, a emissora de TV informou serem camisas dos peruanos do Juan Aurich, mas no intervalo o reporter da SporTV, Júlio Cesar Santos aproximou-se das arquibancadas e ao perguntar de qual time era a camisa foi informado de que eram as camisas do Deportivo Mustela da cidade de Bento Gonçalves(RS).
Terminado o jogo, quer dizer um jogo ruim que não agradou nem aos gremistas a não ser pela vitória, a delegação embarcou rumo a Serra com a sensação de que foi um grande sábado, com uma programação bem legal e que agradou a todos e o pessoal bastante motivado para buscar a reabilitação no próximo sábado contra o time do The Charles Millers. Neste sábado o time contou com a presença dos seguintes atletas: DallAgnoll, Lê, Joel, De Toni, Santin, Supla, Jesus, Rafa, Lahm, Sandro, Mazotti, Biscuila, Marcelo, Roby, Torres, Ninja, Vilson além do treinador Alosir Sberse, o atleta lesionado Gilma e mais alguns amigos que acompanharam a delegação.