Em mais um domingo, mais um capítulo do sempre tumultuado encontro entre Deportivo Mustela e Sharlau A. E., e possivelmente este o derradeiro dessa contenda esportiva. Novamente ficou explícito um início promissor do Furão Tricolor com uma queda de produção no segundo tempo e o jogo decidido novamente por um erro defensivo do Mustela e uma nova demonstração da qualidade do camisa 10, Biguá do time do vale do Sinos.
A qualificação como derradeiro, se dá pela repetição de quase todos os fatores que determinam o desenrolar dos jogos entre estas duas equipes. E sendo que ambas continuam com o mesmo conceito de enfrentamento, de estilo de jogo e no conjunto há uma certa equivalência é certo que o resultado será invariavelmente o mesmo, salvo algum grande fato que venha a acontecer em alguma oportunidade. Enquanto que o time do Deportivo Mustela trata o adversário com respeito e cordialidade e busca somente jogar futebol, assim como faz com todos os outros adversários, a Sharlau A. E. joga seja em Bento Gonçalves seja em Ivoti como se fosse o último jogo do campeonato valendo a sua continuidade como associação. Depois que o árbitro inicia a partida, não há para a Sharlau um amigo do outro lado da bola, há simplesmente um adversário que deverá ser suplantado a qualquer custo.
A prova disso está no histórico do jogo, basta lembrarmos dos confrontos anteriores onde já tivemos somente nos últimos 4 jogos Roby (2010), Torres(2011), Guilherme(2011), Lê (em duas oportunidades, no 4 a 1 de 2011 e 1 a 0 de 2012) e Maycon que foram praticamente alijados do que deveria ser um amistoso em nome da desmedida gana de ganhar do time da região metropolitana. Por outro lado, nestes mesmos jogos, não temos notícia de nenhum jogador adversário lesionado por ação de uma jogada desleal dos atletas do Deportivo Mustela. Ora, se esses encontros foram programados para serem confraternizações entre amigos e até familiares, qual o sentido de jogar com esse espírito onde em nome da vitória vale tudo desde pancadaria até ofensas verbais e no final depois do intuito atingido, sentar numa mesa e se cumprimentar como se nada tivesse sido dito ou feito?
Obviamente, que dentro do quadro do Furão há atletas que podem fazer esse enfrentamento, alguns se precisar ir para o jogo violento e sem medir as consequências - irão. Porém não são todos, e nem deve ser assim, esse não é o propósito da nossa associação. E sempre que o Deportivo Mustela enfrentar a Sharlau acreditando que somente com futebol irá vencer, novamente ficará a frustração como resultado. Isso porque, qualidade técnica dos dois times é equivalente, mas nos falta o desejo desmedido de vencer a qualquer custo do adversário. A grande pergunta é: vale a pena manter um calendário de AMISTOSOS com o intuito de FAZER AMIGOS, ser BEM RECEBIDO e BEM RECEBER e dentro de campo agir como se enfretássemos um inimigo e que vencê-lo é uma obrigação a ser realizada a qual custo?
Dentro destes anos de Deportivo Mustela, tivemos muitos enfrentamentos com muitos times onde os jogos foram disputadíssimos, houveram faltas mas sem qualquer deslealdade e que tivemos prazer independente do resultado, abraçar ao adversário no final do jogo e depois sentarmos juntos e confraternizarmos tomando cerveja, comendo um churrasco ou qualquer petisco na maior alegria. Esse é o sentido, não somos profissinais, a intenção é jogar o melhor e mais organizadamente possivel e no final independente do resultado poder olhar na cara do nosso adversário em campo e ver nele um amigo que no futuro ao reencontrá-lo possamos rir juntos e sentir orgulho de compartilhar estes momentos.
No jogo em si teve um primeiro tempo bastante disputado, principalmente no meio de campo mas com um predomínio do tricolor de Bento Gonçalves, embora sem grandes oportunidades para abrir o marcador. Ao time da Sharlau somente chutes de fora da área sem oferecer grande risco ao gol do Furão Tricolor que por sua vez teve em um chute cruzado do camisa 9, Lê a sua melhor oportunidade.
No segundo tempo, logo no inicio, um erro de posicionamento defensivo ofereceu ao time de Novo Hamburgo a oportunidade que lhe garantiria a vitória. Uma bola lançada pelo velho Pacheco, nas costas da defesa do Mustela encontrou Biguá que bateu cruzado sem chances para o goleiro Polaco abrindo o placar com o gol que decretaria os rumos da partida.
A partir daí o time da serra, não se encontrou mais em campo, errou algumas saidas de bola proporcionando outros contra-ataques que por pouco não resultaram em um placar mais elástico para a Sharlau. Quase no final, o Mustela tentou pressionar, mas sem muita organização ainda viu uma bola rasgar a pequena área sem que ninguém conseguisse tocar para as redes. O resultado foi que o placar seguiu no 1 a 0 até o final do jogo que nos últimos 15 minutos teve muita reclamação de parte a parte devido a algumas jogadas mais rispidas.
O Deportivo Mustela que passou 75 minutos apanhando quieto e tentando jogar futebol, perdeu a paciência e deu algumas chegadas mais fortes o que imediatamente desencadeu uma histeria no adversário, que claro continuou batendo, reclamando e falando muita bobagem. Vale salientar, que mesmo com essa reação tricolor no campo da deslealdade NENHUM atleta da Sharlau saiu de campo com um arranhão sequer e ainda teve um atleta expulso - e não foi por bom comportamento, por outro lado tínhamos o Lê com um hematoma na canela desde o primeiro tempo, o Maycon com a canela sangrando, o Supla agredido com um soco no abdomen só para citar algumas ocorrências do jogo.
Ainda como reflexos da batalha campal, hoje tivemos notícia de mais uma baixa no departamento médico do Deportivo Mustela, conforme informação passada pelo camisa 9, o Lê, o meia-atacante Roby sofreu uma lesão no púbis com alguma gravidade afastando-o dos gramados por pelo menos um mês.
- Pessoal, só reforçando a lesão grave do Robi. Lesão do Púbis, deixando-o fora dos gramados por algum tempo, sem poder vestir a camisa do Furão Tricolor. - informou o atacante Lê, triste assim como todos os colegas do Furão Tricolor, mas ao mesmo tempo deixa uma mensagem de otimismo e ânimo ao time e principalmente ao colega e amigo lesionado:
- AVANTE MUSTELA!!! NÃO IMPORTA QUÃO DURA SEJA A PELEIA, ANDE SEMPRE DE CABEÇA ERGUIDA. - referiu-se ao lema do Furão, desejando uma pronta recuperação do Roby.
O grande destaque do domingo foi o treinador interino Gilmar Rubini, que atacou de Pepe Guardiola genérico exibindo um terno pra lá de estiloso à beira do gramado, realmente uma grande figura.
Uma nota positiva para a arbitragem que jamais deixou-se intimidar pelos constantes gritos e atos de pressão vindo do banco de reservas do adversário, aplicou a regra do jogo e em nenhum momento teve influência no resultado.
Para o próximo sábado, esperamos um grande jogo contra o time do Mafia F.C. de Garibaldi-RS neste mês de junho em que o time do Deportivo Mustela encara um mini-campeonato garibaldense com quatro jogos naquele Município contra a A. Veteranos de Garibaldi, Tribo F.C. e finalizando o mes com o time do Tamandaré, além do jogo deste sábado próximo.
Ao time da Sharlau desejamos toda a sorte do mundo, e tenha o dissernimento para avaliar os reais objetivos deste tipo de evento e que talvez no futuro possamos nos reencontrar no mundo esportivo para que possamos novamente jogar. Aproveitamos o ensejo para ratificar que o jogo programado para o dia 30 de Setembro de 2012, no estádio dos Eucaliptos em Ivoti-RS, está cancelado.