No dia 10 de abril de 2010, o Deportivo Mustela tinha agendado um encontro com o time do Brasil do Santa Helena. Esse jogo inicialmente estava marcado para o campo municipal em Bento Gonçalves, RS, mas de última hora foi deslocado para o campo da comunidade do 8 da Leopoldina. Organizamos todos os detalhes e partimos para o jogo, pensávamos em um amistoso a pronto para jogarmos no final de semana seginte com o time da Sharlau.
Mas chegando lá, a situação inusitada se apresentou. Há uma pendencia sobre a real propriedade da area do campo. Ela é reclamada tanto por pessoas ligadas à comunidade como um particular que teria adquirido as terras. Pelo menos foi o que entendemos sobre o embrólio todo.
Chegamos ao local e fomos impedidos de acessar por um cidadão ligado a comunidade, como tinhamos marcado o jogo com o outro envolvido no embrólio, tratamos de esperar a sua chegada.
Mais tarde chegou o nosso adversário e começou a confusão. Nesta altura, tinha quatro times que esperavam entrar em campo naquela tarde e naquele local. O clima esquentou entre os envolvidos no litigio e decidiram chamar a Brigada Militar para tentar resolver a situação.
Como o Deportivo Mustela, entendeu estar envolvido numa questão que não lhe dizia respeito, acabou abandonando o local para não servir de ferramenta para nenhuma das partes no litigio. Até porque não haveria tempo de realizar dois jogos na mesma tarde no local. É lamentável que as pessoas utilizem o esporte amador para tentar resolver seus problemas pessoais.