Embora o resultado não tenha sido o esperado pela equipe do Deportivo Mustela, o sábado pré-eleições municipais pode ser considerado de grande importância na vida esportiva do Furão Tricolor, afinal até a chuva chegou para amenizar o calor e o mormaço que assolava Santa Cruz do Sul(RS) na tarde do dia 06 de Outubro de 2012.
O esforço foi gigantesco, pois teve atletas descendo no Salgado Filho e indo direto para o campo. E a logistica de deslocamento para o campo ainda foi prejudicada por uma manifestação política de um dos candidatos a prefeitura da cidade de Santa Cruz que frustou o roteiro inicial da delegação tricolor e coincidiu ainda com o segunto itinerário pois imaginávamos que a carreata seguiria para o centro da cidade e a mesma passou pela rua São José que é o acesso para o visitante no estádio dos Eucaliptos do E.C. Avenida de Santa Cruz do Sul.
Mas sanado o problema de logística, e um pequeno atraso no início do jogo que estava previsto para às 15:30 e acabou iniciando às 16 horas, algo que foi até positivo afinal a chuva que chegou propiciou uma temperatura mais amena e adequada para a prática do esporte.
Vale ressaltar que, como não poderia deixar de ser, fomos muito bem recebidos pelo pessoal do E.C. Avenida e até atleta furão que não foi a Santa Cruz do Sul foi homenageado, como foi o caso do Jesus que em recuperação de uma cirurgia (pelo que desejamos um pronto reestabelecimento ao nosso camisa número 7) que teve seu nome lembrado e homenageado pelo atleta Fernando do E.C. Avenida que levou para o campo uma cruz e vestiu-se de forma representar um Jesus a moda Periquito. E assim posou com o capitão tricolor Rafael e o “substituto” de Jesus, o também cabeludo Lê e com o time do Furão Tricolor para registrar a homenagem.
O jogo começou e com ele a chuva, mas que em nada prejudicou o jogo ou mesmo ao gramado, que diga-se de passagem um tapete, macio e bem cuidado foi peça importante no espetáculo. O E.C. Avenida teve um bom lance no início do jogo em uma bola cruzada na área em que o atacante acabou tocando para a linha de fundo.
O Deportivo Mustela que começara meio titubeante no jogo, com o passar do tempo encontrou o equilíbrio e a partir dos 10 minutos de jogo já estava bem ambientado e passou a buscar o jogo conseguindo boas chances de arremate.
Mas contra equipes de qualidade não é permitido errar. E o Mustela errou, em uma cobrança de um tiro livre indireto originado por um impedimento do ataque do Periquito, a bola foi passada na meia lua e o lateral Lahm foi pressionado, inclusive reclamou falta no lance e não conseguiu despachar a bola que sobrou para o atacante esmeraldino cara a cara com o goleiro Josué para abrir o placar. Segundo testemunhos ouvidos em campo, o árbitro chegou a levar o apito na boca para marcar a falta e recuou dando prosseguimento ao lance.
O jogo permaneceu equilibrado, mas com boa presença em campo do Furão até o final da primeira etapa. No intervalo a equipe buscou reagrupar forças e re-estabelecer a estratégia de jogo buscando reverter o resultado.
E a conversa surtiu efeito, o time da Serra partiu para o ataque e o do Vale do Rio Pardo passou a apostar nos contra-ataques com o rápido camisa 24 que entrou no segundo tempo. Foi uma pressão intensa até que o camisa 16 tricolor conseguiu o empate, desviando com categoria uma bola que veio de uma boa cruzada do lateral Maycon pela direita. Antes disso, o Deportivo Mustela já tinha desperdiçado pelo menos quatro oportunidades claríssimas de marcar que hora paravam no goleiro adversário, ora caprichosamente perdiam-se pela linha de fundo. Após o empate novas chances de virar o jogo foram desperdiçadas pelo ataque tricolor, o que foi muito lamentado por todos, mas acontece, é do jogo e é assim o futebol e por isso é um esporte apaixonante.
E nessa linha dos caprichos do futebol, mais uma máxima se fez valer neste sábado, a de que “quem não faz, leva”. Contra um time com a capacidade do E.C. Avenida de Veteranos, não é permitido errar, e na tarde de sábado a defensiva do Furão errou duas veses e nesses erros tomou os dois gols que resultaram na vitória do time da casa.
No finalzinho do jogo, a defensiva do Mustela bateu cabeça e ao invés de sair com a bola pelas laterais tentou centralizar o jogo, o ataque do Avenida agora formado por dois atletas rápidos pressionaram novamente o Lahm, que não conseguiu afastar a bola e acabaram conseguindo fazer o gol da vitoria do time da casa.
É do jogo, mas ficou a sensação de que poderíamos ter conseguido um resultado melhor pois a atuação foi boa, a postura tática foi adequada, as chances foram criadas só faltou-nos um pouco mais de contundência na conclusão das jogadas.
Após o jogo, um misto de tristeza pelo resultado e alegria pela oportunidade de jogar com um time de qualidade, com ex-profissionais, um clube de tradição no futebol gaúcho que recentemente caiu para a segunda divisão mas que se movimenta forte para voltar à elite do futebol gaúcho onde é de fato o seu lugar.
Na confraternização, conversamos com o pessoal do Avenida enquanto saboreávamos um tira-gosto e cerveja, e ficamos contentes em saber que um projeto audacioso e não menos importante para o futebol de Santa Cruz do Sul bem como de toda a região está prestes a sair do papel, que é uma parceria do E.C. Avenida com empresários para a construção de uma arena multi-uso com cerca de 20 mil lugares no espaço ocupado pelo estádio dos Eucaliptos com infraestrutura capaz de receber qualquer evento esportivo ou espetáculos musicais, espaço para instalação de lojas e restaurantes, bem como de um hotel luxuoso na cidade visando não só a Copa de 2014 mas também dotar o Avenida de uma estrutura patrimonial e apoio ao esporte que possibilitem ao clube retomar o sucesso nos gramados.
O zagueiro e conselheiro do Avenida, Leandro Dias ensaiava até um convite para voltarmos em 2014 para atuarmos na nova arena do Avenida, o que para nós do Deportivo Mustela é uma grande honra, não só atuarmos mas contarmos com a amizade de pessoas que estão engajadas no esporte e num projeto dessa magnitude. Estamos torcendo para que esse projeto saia do papel, se torne realidade e possibilite ao clube retomar o caminho das vitórias e do sucesso.
O Deportivo Mustela agora aproveita um novo descanso no calendário de jogos para aproveitar o feriado de 12 de Outubro e volta a campo no dia 20 contra o time do The Charles Millers buscando a recuperação já que os dois últimos jogos foram de derrotas (injustas é verdade pelo futebol apresentado, mas o que vale é bola na rede) para o Retranca de Gramado(RS) e para o Avenida de Santa Cruz do Sul, ambas por 2 a 1 e projeta contar com alguns dos desfalques que não estiveram presentes no Vale do Rio Pardo. Neste último jogo o tricolor contou com os seguintes atletas: DallAgnol, Maycon, Lahm, Geison, Lê, Oldair, Rafa, Josué, Supla, Torres, Roby, Jaderson, Cesar, Marcelo e Mazzoti.
No entando a semana apesar de não apresentar compromissos em campo, pode reservar novidades no que se refere ao local onde o Deportivo Mustela deverá mandar seus jogos a partir da temporada de 2013. As negociações estão avançadas e dirigentes que tratam desse assunto já falam que até o final da semana poderá acontecer um anúncio oficial desde que o andamento das tratativas sigam evoluindo positivamente com tem sido até o momento.