Na tarde do último sábado sob um calor intenso na capital do vinho Deportivo Mustela e The Charles Miller se enfrentaram no campo do São Paulo do Borgo. O jogo começou por volta das 16 horas e foi marcado mais pelos erros do que pelos acertos. As duas equipes erraram bastante e até a arbitragem não passou imune ao erros. Mas o que vale efetivamente nestes amistosos é o encontro dos amigos e o espírito esportivo então erros e acertos são somente motivos para que o evento seja discutido.
A partida marcou o primeiro jogo do TCM no gramado do São Paulo do Borgo, segundo os atletas do alvi-negro, e pode ser dividido em dois tempos bem distintos. No primeiro o Furão Tricolor esteve melhor e o segundo esteve mais para o TCM.
Na primeira etapa o Deportivo manteve um bom posicionamento com boas trocas de passes, inversões de jogo e conseguiu aproveitar as chances de gol criadas. O problema era o setor defensivo que teve no camisa 3, Lahm uma tarde pouco inspirada chegando a marcar um gol contra. No início do jogo, o tricolor cadenciou bem o jogo e logo chegou ao primeiro gol com Roby que depois de uma boa troca de passes no ataque a bola chegou até o Roby que bateu a bola desviu na defesa e entrou.
Poucos minutos depois em uma bola lançada na área do Mustela, o atacante alvi-negro trombou com o zagueiro DallAgnol na disputa e o árbitro marcou pênalti convertido pelo TCM determinando o empate.
O segundo gol do Furão veio de uma cobrança de falta ensaiada no vestiário na qual o Marcelo rolou, Lahm bateu forte, o goleiro defendeu e no rebote DallAgnol tocou para o gol colocando o Mustela na frente do placar. Mas a vantagem durou pouco, em nova jogada aérea o TCM contou com uma bobeada feia do zagueiro Lahm que cabeçeou contra o próprio gol longe do alcance do goleiro Josué propiciando um novo empate ao time mandante do jogo.
Mas ainda no final do primeiro tempo, o atacante Roby fez grande jogada pessoal e após driblar quase toda a defesa adversária tocou para as redes para colocar novamente o time do Furão na frente do placar.
No intervalo, os times aproveitaram para buscar um novo enfrentamento e fazer algumas trocas. O intervalo marcou uma nova fase no jogo onde o TCM cresceu e passou a dominar as ações chegando ao empate logo no inicio da segunda etapa. Gol esse que saiu de um novo erro de arbitragem onde o zagueiro Vilson foi empurrado pelo atacante e o árbitro nada marcou a jogada seguiu e culminou no gol.
O jogo passou a ter um ritmo mais acelerado e até algumas pegadas mais fortes aconteceram. Nessa altura o TCM pressionava muito o tricolor que quase não passava do meio de campo e o atacante Torres ficava isolado no ataque. Essa apatia do Deportivo Mustela estava ligada ao número de alterações na segunda etapa quando o time estava muito diferente do que iniciou o jogo e sentiu a falta de entrosamento, alguns atletas vinham de ausências (por lesões ou compromissos particulares).
Mesmo assim o time teve forças para buscar placar e chegou a abrir 5 a 3 com Jesus em um belo chute no canto do goleiro e Mazzoti. Mas o adversário novamente esquentou o jogo e partindo para a pressão. Em alguns lances houve até um certo exagero, tanto que o goleiro Josué saiu com um risco na canela de uma entrada do atacante adversário. Este também acertou Jesus em mais de uma oportunidade e assim o clima acabou esquentando. Aliás o goleiro Josué acabou indo para o plantão 24 horas, mas por uma torção no joelho.
Na sequência, o time do Deportivo Mustela buscou através de algumas alterações se reposicionar em campo mas quem chegou ao gol foi mesmo o TCM que chegou ao empate o que no fim pelos erros e acertos dos dois times acabou sendo um resultado justo.
Se no último jogo contra o Avenida em Santa Cruz do Sul(RS) os erros tinham sido mais acentuados no setor ofensivo pelo número de gols perdidos (os dois erros defensivos foram fatais), neste sábado o setor defensivo foi sem dúvida o grande vilão pois a marcação do meio campo praticamente inexistiu no segundo tempo e a defesa sucumbiu levando 5 gols, sendo um contra, quase nenhuma obediência tática ou senso de cobertura. Aí fica muito dificil para o time como um todo, mesmo o ataque produzindo para 5 gols como foi neste jogo.
Mas para o próximo sábado já tem outro compromisso contra o time do La Barca de Porto Alegre(RS), jogo bastante difícil mas esperamos buscar a reabilitação frente ao time da Capital. Neste sábado contamos com os seguintes atletas presentes: Oldair, Josué, DeToni, Jesus, Lê, Cesar, Maycon, Lahm, DallAgnol, Joel, Rafa, Vilson, Marcelo, Roby, Torres, Mazzoti, Jaderson, Supla, Ninja, Sandro e Geison. Além do Biscuila e Guilherme que apareceram para prestigiar o time.
Na sequência, o time começa a preparar a viagem à fronteira para jogar em terras uruguaias contra o Consulado do Grêmio de Quaraí. A propósito em contato com o cônsul do Grêmio daquela cidade, segundo o próprio são boas as chances de encontrarmos por lá o ex-goleiro Darnlei, bem como o ônibus da nova Arena tricolor.