Este sábado foi um sábado de muito futebol, mas também de reunião e de fatos importantíssimos para o Deportivo Mustela e sua turma, tanto que após o jogo a equipe rapidamente deixou as dependências do Complexo Esportivo do São Paulo do Borgo e dirigiu-se para a casa do Sr Gilberto, sócio e pai do atleta e diretor Rafael para que fosse realizada uma das mais importantes reuniões da curta mas exitosa existência da Associação de Futebol Deportivo Mustela.
A reunião tinha como foco dois assuntos principais, o primeiro a prestação de contas da atual diretoria que tem o seu mandato chegando ao fim e a segunda é a projeção das ações para o próximo exercício.
Sobre o final do mandato do presidente Lahm, este iniciou a reunião detalhando os motivos da reunião convocada e principalmente a antecedência que é motivada pela sequencia do calendário de jogos e viagens que o time vai ter e que assim não haveria nenhuma dificuldade na condução dos processos sendo que todos teriam tempo para avaliar, participar e sugerir.
Foram lembrados todos os grandes fatos e feitos da recém-chegada associação esportiva, que já organizou e executou:
- Dois bailes de aniversário com grande sucesso lotando as depedências do CTG Laços da Amizade
- Uma feijoada que lotou as dependências da Associação dos Moradores do Bairro Humaitá
- Um costelão na sede da Sociedade União Floresta com grande êxito
- Setenta e um jogos amistosos com times amadores distribuidos pelo Estado do Rio Grande do Sul
- Viagens e encontros esportivos agendados em várias cidades como Carlos Barbosa, Garibaldi, União da Serra, Fagundes Varela, Vacaria, Gramado, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Ivoti, Monte Belo, Quaraí, Santana do Livramento , Farroupilha, Arroio Teixeira, Porto Alegre, Nova Prata, Rio Grande, Capão da Canoa, São Sebastião do Caí, Casca, Caxias do Sul entre outras
Foram lembrados todos os patrocinadores, e realizada uma demonstração das receitas e despesas executadas nestes primeiros anos trazendo a público um mapa geral do que a associação arrecadou, como isso se deu, no que foram aplicados estes recursos, bem como o saldo disponível no caixa na data. Paralelamente a isso, foi explanada a situação do contrato firmado com a Sociedade União Floresta e que está por se encerrar, o qual por iniciativa do Floresta não será renovado o que foi comunicado ao Deportivo Mustela em reunião marcada e desmarcada em várias oportunidades.
Na reunião foi divulgado também como forma até de conhecimento geral do grupo que algumas ações existentes do Deportivo Mustela não demanda custos diretamente do caixa da associação, pois são mantidas pela diretoria de forma voluntária como:
- Web site
- Web rádio
- Web Store
- Serviço de SMS dos jogos e telefones
- Serviço de lavanderia com preços bastante cômodos para a manutenção da associação.
Foram lembrados os mais variados reconhecimentos recebidos neste período desde elogios pela organização, espírito desportivo, as parcerias com grandes e tradicionais agremiações do futebol amador e até profissional do nosso estado com por exemplo os tradicionais E.C. Brasil de Vacaria e S.C. Ivoti - só para citar dois exemplos dentre tantos e até o convite para que o Deportivo Mustela jogue na futura Arena que será construída na área do atual estádio dos Eucaliptos do E.C. Avenida de Santa Cruz do Sul(RS), clube este que nos visitou e nos acolheu em sua sede com grande hospitalidade e respeito.
Dentro da linha de prestação de contas e já projetando o exercício futuro, a atual diretoria falou sobre o que imagina para a continuidade quanto à manutenção das atividades de captação de recursos como eventos e ação entre amigos, a praticamente acertada parceria com novos patrocinadores para a temporada 2013-2014 e um novo planejamento para o quadro societário. E deixou a disposição de todos os sócios presentes os balanços, demonstrativos e documentações para dirimirem eventuais dúvidas.
O final da reunião foi para relembrar a todos que o mandato da atual diretoria está se encerrando, que a mesma tem a inteção de prosseguir, que conta com todos para o futuro e que está aberta para receber sugestões e críticas construtivas. Também que aqueles que desejarem montar a sua chapa e submeter à avaliação dos sócios podem e devem fazê-lo pois esse direito é garantido a todos os sócios em dia com suas obrigações para com a associação.
O outro grande assunto, em partes é decorrente do primeiro. Visto que a partir do encerramento do contrato com a Sociedade União Floresta onde o Deportivo Mustela deixou de herança na sua passagem por lá um investimento que pode ser desfrutado por toda a comunidade esportiva de Bento Gonçalves, onde o campo de futebol foi totalmente revitalizado com a reforma do alambrado, ramarcação do campo e atraves do cultivo, corte e adubação realizada em conjunto com o proprietário as ações do furão tricolor foram responsáveis pelo gramado do campo ter chegado a um nível em que poucas veses se viu na história do Floresta. Se não foi feito mais pela parceria, muito se deve ao pouco interesse demonstrado pelo proprietário do local, mas a diretoria do Deportivo Mustela se diz com a consciência tranquila de que pelo menos tentou fazer.
A partir do momento em que esse contrato se encerra, era preciso que o Furão tivesse um novo local para mandar seus jogos. E dentro inúmeras alternativas que foram buscadas, contatadas a que prosperou e possibilitou a chegada a um denominador comum foi com o São Paulo do Borgo. Para todos um sonho, já que trata-se da melhor estrutura disponível no futebol amador dentro do perímetro urbano de Bento Gonçalves(RS).
Foi com grande alegria que a diretoria do Deportivo Mustela, anunciou a todos que a partir de janeiro de 2013 o Furão Tricolor passará a mandar seus jogos no Complexo Esportivo São Paulo, como fruto de uma parceria firmada com a agremiação local onde ao longo das reuniões realizadas pode-se firmar vários objetivos comuns de comprometimento e lealdade.
O compromisso foi selado na noite da última segunda-feira quando as duas diretorias tiveram o encontro derradeiro com a apresentação do contrato assinado que trata do compromisso das duas agremiações na parceria firmada.
Nessa reunião, ambas as diretorias se mostraram bastante contentes com os parâmetros definidos na parceria o que para o Deportivo Mustela é um motivo de grande orgulho, pois contar com o respeito e consideração de uma das mais tradicionais agremiações do esporte amador de Bento Gonçalves como é o São Paulo do Borgo ao ponto de isso evoluir para uma parceria desse porte, e isso foi transmitido nessa reunião de sábado para os demais sócios do Deportivo Mustela pelos envolvidos na negociação nas pessoas do presidente Lahm, vice-presidente Rafael, tesoureito Marcelo e o representante do conselho Leandro.
A parceria é considerada pela diretoria um grande passo, visto que ela tem do outro lado uma instituição de renome no cenário esportivo local e por que não dizer estadual pois a sua estrutura é utilizada por times profissionais que fazem pré-temporada na cidade de Bento Gonçalves(RS) e possibilita que novos horizontes sejam visualizados não só pelo Deportivo Mustela, mas pelas duas associação pois poderão trabalhar juntas e com a seriedade reconhecida de ambas na busca de novas realizações que venham a beneficiar ambas.
Houve até um certo mistério na divulgação da negociação, mas a diretoria acredita que isso foi importante para o desfecho positivo da negociação e explicou isso a todos os sócios o que foi prontamente entendido por todos, até porque é um grande orgulho para todos ter no São Paulo um parceiro e poder dizer que ali também será a casa do Deportivo Mustela a partir de Janeiro de 2013 transformando-a na Baixada Tricolor, ou seja onde dois tricolores desfilarão o seu futebol - o vermelho, preto e branco do São Paulo e o vermelho, amarelo e verde do Deportivo Mustela.
Até o início do exercício de 2013 o Deportivo Mustela seguirá com suas atividades normais e terá seus compromissos firmados em andamento, mas independentemente das eleições e do encerramento da atual temporada, já ha uma ansiedade muito grande pela estreia na nova casa do Furão Tricolor.
Apesar de toda a precocidade e do processo eleitoral que virá, o Deportivo Mustela sabe muito bem o que quer e quais são os seus objetivos. Não importa quem estará no fronte, mas chegará 2013 com um calendário de jogos com grandes equipes, viagens espetaculares e agora com uma parceria que permite ao Deportivo Mustela recepcionar seus co-irmãos com uma estrutura e serviço dignos de orgulho a todos. O ano de 2012 nem encerrou e o Furão já está de olho em 2013.
De antemão, a atual diretoria agradece o empenho e participação de todos que estiveram juntos até aqui e evidentemente independentemente de quem esteja na diretoria em 2013, a diretoria espera que sejam mantido o espírito, o planejamento, a preocupação com a sociedade e o desporto acima de tudo.