home / o clube / História e Simbolos / Símbolos

E o Deportivo Mustela reencontrou a vitória em uma atuação segura

Publicada em: 21/11/2012

Novamente no feriado da Proclamação da República, o destino do Furão Tricolor é a fronteira com o Uruguai, na longínqua mas hospitaleira Quaraí e sua visinha Artigas - a terra do charrua Ruben Paz. A delegação partiu da serra na madrugada de sexta-feira já com o percurso e o desejo de buscar a reabilitação na memória. Próximo ao meio-dia os guerreiros tricolores aportaram na comercial Rivera onde alguns atletas se transformaram em turistas comerciais ávidos por uma oferta "imperdível" visando aproveitar a barganha. Mas os tempos atuais já não são tão apetitosos para quem deseja diminuir os custos das viagens através das compras.

Mas como o objetivo do Deportivo Mustela não é comercial e sim, esportivo o dia ainda chamava a delegação para a estrada, ainda mais que no final da tarde, um aquecimento estava marcado no tradicional CT do Bozó contra o time do Posto BR/Cheguen da entrada da cidade. Aliás o CT do Bozó parece se transformar na segunda casa do Furão Tricolor na fronteira do nosso estado, visto que através da hospitalidade e grande coração do seu proprietário ali sempre nos instalamos e nos sentimos completamente em casa. Mas nesta oportunidade, além de abrir as portas das suas dependências ainda nos deu uma grande força ao reforçar o nosso time com uma das grandes promessas do futebol quaraiense e portador do sangue e raça do Bozó - o jovem goleiro Lucas de apenas 14 anos, completados no último sábado diga-se de passagem.

No aquecimento, a turma do posto apareceu vestida de River Plate e o Deportivo Mustela se vestiu de Boca Junior e transformou o CT do Bozó em sua Bombonera aplicando 7 a 3 mesmo sem contar com todos os seus atletas, após o jogo um saboroso churrasco de gado e ovelha com cerveja foi a pedida para a galera tricolor se ambientar na cidade da fronteira.

No sábado, a manhã reservada para o descanso, para as compras e a chegada dos últimos atletas ainda em deslocamento como o Rafa e o Mazzotti e claro um grande almoço para preparar o espírito da equipe para o evento. Evento, este que já na manhã era efusivamente divulgado pelo Rodrigo "Periquito" Correa - o abnegado consul gremista da cidade, através de uma chamada em rádio e da publicação encartada no jornal local. A publicação do jornal já vinha recheada de pimenta, pois tratava o encontro como um grande jogo, abordava a invencibilidade do Furão Tricolor mas trazia no scout 1 vitória do Deportivo Mustela e 1 empate, quando na verdade são duas vitórias serranas.

A tarde mormacenta fazia com que os termômetros batessem na casa dos 33º Celsius o que acabava com qualquer pretenção de jogar futebol aquelas alturas. Mas jogo marcado, deve ser jogado e conforme combinado às 15 horas a delegação do Deportivo Mustela reuniu-se no auditório do hotel e ouviu a preleção do seu treinador, discutiu estratégias e acertou os últimos detalhes do jogo e em seguida partiu para o estádio.

Lá foi recebida pelo anfitrião com a fidalguia de sempre e com muito barulho. Nesta oportunidade, o time do Consulado do Grêmio de Quaraí dispunha até de um charanga semelhante a geral do Grêmio, da qual cantou algumas de suas músicas e "homenageou" a grande maioria dos envolvidos no evento. Os mais homenageados foram os dois cabeludos do Deportivo Mustela, Jesus e Lê que ouviram a tarde toda no ritmo da geral "O cabeludo é gay" e animou aos presentes no estádio que diga-se de passagem não foram poucos os torcedores que se fizeram presentes no estádio municipal Aluísio Falcão.

Os times meio receosos com o calor, foram a campo e apresar do gramado duro e da grama rala, fizeram um primeiro tempo de bastante equilibrio onde as oportunidades de gol foram raríssimas e o toque de bola praticamente inexistiu. Mesmo assim, o Deportivo Mustela abriu o placar com um gol espetacular do centroavante Lê que subiu no primeiro pau e aparou um cruzamento da direita testando forte para o ângulo superior esquerdo do goleiro gremista.

O jogo seguiu sem um predromínio de uma equipe sobre a outra, mas sim das defesas sobre os ataques. Então o empate do Consulado não poderia vir de outra forma, o jogador Bronca aproveitou magnificamente uma falta na entrada da área serrana e bateu colocado, sem chances para o goleiro Lucas e decretou o placar do primeiro tempo.

No intervalo, a conversa foi no sentido de que o Furão deveria continuar jogando com inteligência que a vitória viria apresar das adversidades impostas pelo adversário, campo, calor, viagem... Mas não haveria de ser fácil, e de fato não foi. O time do Consulado voltou mais agressivo muito em virtude de uma compactação maior no meio de campo. E essa agressividade encontrou uma oportunidade, em um pênalti duvidoso marcado sobre o camisa 18 do Grêmio. Mas esse fato que marcaria muita marcação sobre o ex-arbitro federado Mica visto que anteriormente ele havia deixado de marcar um toque dentro da área gremista em favor do Furão, serviu para apresentar um dos heróis mustelas do jogo. O pênalti foi batido com força mas o jovem goleiro Lucas caiu certinho e começava a escrever o seu nome na tarde do furão.

E como diria Muricy Ramalho, "a bola pune" e o erro do penal por parte do time do Grêmio não foi perdoado, e assim o Deportivo Mustela no apagar das luzes em uma saída rápida com um lancamento primoroso do Jesus para o Joel, este se livrou da defesa do Consulado e tocou por cobertura para decretar a vitória do Deportivo Mustela. O jogo foi recheado de polêmica e discussões, mas tudo dentro do jogo na busca da vitória.

O evento seguiria com um grande churrasco organizado pela equipe do Consulado do Grêmio de Quarai na sede do CTG Sentinela do Jarau que aconteceu por volta das 21 horas. Antes disso a delegação do Furão Tricolor aproveitou para conhecer o projeto do Bozó na antiga sede do Brasil de Quaraí, onde o nosso amigo da fronteira realiza um trabalho árduo com a garotada de Quaraí com muita garra e fibra visto que com pouco apoio tanto de empresários como do poder público local ele faz o possível e impossível para manter o seu projeto em andamento.

Quarai, sempre se mostra um campo de novas promessas assim foi  que lá encontramos o goleiro Lucas que fechou o gol do Deportivo Mustela, o jovem Carlos Gabriel campeão uruguaio Sub-15 pelo Wanderes de Artigas e a gurizada do Bozó que já dispõe de uma sala repleta de troféus. Lucas, o goleiro, por sinal aniversariante do dia não pode se fazer presente na confraternização com o Consulado visto que tinha programado uma confraternização pelo seu aniversário com a família.

Bem eis que chega as 21 horas e os vitoriosos mustelas se dirigiram ao CTG para confraternizar com os amigos do Consulado, como sempre o churrasco impecável e a cerveja geladíssima e nessa animação o papo se estendeu até mais tarde quando enfim os guerreiros se recolheram para descançar e preparar a viagem de retorno do dia seguinte. Mas mesmo assim, os festeiros mustelas foram os últimos a deixar o local.

Dessa forma fica reforçados os laços do Furão Tricolor com a cidade de Quarai, para onde esperamos voltar em breve, assim como agradecemos a toda a hospitalidade, atenção e desportividade dispensada pelos amigos do Consulado e reforçamos que os aguardamos na cidade de Bento Gonçalves(RS), bastando apenas nos informar a data.

Agora o Furão parte para os seus dois últimos compromissos da temporada em busca de dois resultados positivos para melhorar o desempenho da temporada.