No segundo jogo da temporada de 2013, o Deportivo Mustela desceu a serra e foi jogar contra o tradicional e não menos competente time do Atlantida F.C. multi-campeão nos quadros veteranos do município de Capão da Canoa(RS). E não há como esquecer que Capão da Canoa já tem uma certa tradição no cenário futebolistico, afinal Grêmio e Inter já pisaram no gramado do Mariscão inúmeras veses para realizar amistosos em suas pré-temporadas, aproveitando o período de veraneio que agita a cidade do litoral.
Neste ano o cenário não foi diferente, a turma começou a chegar na praia na sexta-feira visando aproveitar bem o final de semana e raros foram os atletas que se apresentaram apenas no domingo.
O sol era escaldante mas o gramado em perfeitas condições compensava e assim que o estádio fora liberado as equipes foram para os vestiários e em seguida ao campo. O jogo começou com o domínio do anfitriões que além de possuirem um bom toque de bola, ainda contavam com dois atacantes muito fortes e velozes que deram muito trabalho para a defensiva do furão tricolor.
E em uma destas ofensivas, o atacante pela esquerda de ataque avançou e cruzou para o meio onde o seu companheiro apenas teve o trabalho de completar para o fundo das redes do Deportivo Mustela para abrir o placar.
O gol não abateu o time da serra que seguiu lutando para buscar o resultado e foi premiado com um pênalti sofrido por Joel, o qual Jesus cobrou com precisão e empatou o jogo. O primeiro tempo seguiu com equilíbrio mas este foi o placar da primeira etapa.
No segundo tempo, o Furão voltou mais ligado e conseguiu fazer mais dois gols com o atacante Maycon, dois belos gols, um recebendo um lançamento na esquerda, cortou pra o meio tirando o zagueiro e bateu no canto e o outro em um cruzamento na área, cabeceou no contra-pé do goleiro.
Mas a infelicidade do Furão foi que quando o time ganhava por 2 a 1 e estava bem no jogo o centroavante do time do litoral tropeçou no zagueiro Lahm e caiu, o árbitro aproveitou a chance de proporcionar o empate ao time de casa e marcou um pênalti totalmente equivocado. E o empate saiu.
Depois disso, a desatenção foi fatal, mesmo com o gol de cabeça do Maycon já relatado, o time da casa teve a felicidade de contar com pelo menos duas bolas sobradas da defensiva serrana e que foram magnificamente aproveitadas em belos chutes de fora da área sem chances para o goleiro Daniel, de boa atuação.
O placar final de 5 a 3 foi um tanto demasiado pela boa atuação da equipe e principalmente pela forma em que ela se deu, pois começou em um erro de arbitragem. Segundo alguns atletas, em conversas informal com os atletas da casa, ficou nítido o erro e mais, dois outros lances que ai seriam penalidade o árbitro acabou tentando compensar mas ai ja era tarde.
Após o jogo, a equipe foi recepcionada nas dependencias do Capão da Canoa F.C. com um saboroso churrasco e cerveja gelada o que é muito importante quando se trata de um jogo amistoso entre amigos como foi o caso deste. Agora o Deportivo Mustela tenta a recuperação em casa contra o time do Perestroika F.C. de Porto Alegre, comandado pelo analista das categorias de base do Grêmio de Porto Alegre, Eduardo Cecconi.
Neste jogo da praia, o maior destaque foi para a chuteira nova personalizada do atleta Mazzoti em destaque na foto ao lado. O único senão é que a grande oportunidade de gol que o Mazzoti teve foi em um cruzamento para cabecear no gol, segundo ele se tivesse caído no pé com a chuteira nova, não haveria a menor chance para o goleiro adversário.