É uma história recente, estamos longe das centenárias histórias da dupla Gre-Nal, longe também de outras tradicionais histórias de paixões como as duplas Bra-Pel, Ca-Ju, Ave-Cruz, Ba-Gua, Rio-Rita, das longínquas Ijuí do São Luiz e do Dunga, da tradicional formadora de bons valores Erechim, do Ypiranga, Fernando, Saimon, Sobis (maioria gremista, e se colorado, nascido em família gremista), do futebol amador tradicional como Vacaria com o Brasil, Ivoti com o Sport Club Ivoti e do futebol mais do que amador, aquele só do sábado onde encontramos muita gente que assim como nós ainda se emociona com uma bola rolando, só para lembrar alguns.
É verdade, é uma história recente... mas conseguimos muito, principalmente em reconhecimento dos nossos adversários, ou melhor dos nossos amigos que, muitas veses sequer nos conheciam e com base no referencial de adversarios do nosso calendário nos abriram suas portas e nos acolheram dentro do espírito desportivo, assim viajamos a muitas cidades do nosso Estado, e até mesmo ao Uruguai para jornadas que podemos classificar como épicas, pois pouca gente por puro amor ao esporte se coloca na estrada em comboio em mais de uma dezena de veículos, atravessa o estado em uma viagem de 600 quilômetros, vence a ponte sobre o rio Quaraí que separa o Brasil do Uruguai e fardado envergando as cores do Furão Tricolor sobe para o gramado do estádio municipal Mathias González de Artigas lado a lado com a camisa oficial do Grêmio de Football Portoalegrense, perfila-se para ouvir o Hino Nacional Brasileiro e vai para o jogo.
Esse é o mundo que os apaixonados pelo Deportivo Mustela querem viver e foi por isso que aquele velho grupo de amigos que existe a quase quinze anos, decidiu em 2010 criar em uma mesa de bar uma associação com um perfil diferente, com um espírito diferente. Espírito esse que mudou as tardes de sabados de Bento Gonçalves(RS). Outrora haviam os times de veteranos com suas turmas fechadas e o futebol amador, hoje depois de um tempo várias equipes se formaram e se organizaram ao ponto de criarem até campeonatos de amigos peladeiros com muita organização e entusiasmo que até o poder público reconheceu e passou a apoiar.
Mas o Deportivo Mustela, mantém ainda o seu espírito de amizade e desportividade, segue ainda apostando nas viagens e conquista de novas amizades e algum tempo decidiu que não participará de competições porque o seu grande troféu, o seu grande prêmio é o reconhecimento de toda a sociedade como agremiação organizada e capaz de mudar conceitos, são as amizades que a cada novo time que passa a integrar nosso calendário de jogos nos proporciona.
Estes três anos nos provaram que à pessoas de boa índole há muito mais que uma vida reservada, isso a nós fica muito claro quando ao lançarmos mão de um telefone celular conseguimos abrir as portas, marcar jogos e nos tornamos amigos de pessoas que vivem o dia-a-dia do Veteranos do Esporte Clube Avenida de Santa Cruz do Sul(RS), ou do Atlantida F.C. de Capão da Canoa(RS) multi-campeão municipal de veteranos, ou ainda do E.C. Brasil de Vacaria(RS) um dos mais tradicionais e antigos times amadores gaúchos. Só para citar alguns exemplos, mas são pessoas que em apenas uma ligação telefônica nos atenderam, abriram suas portas e seus círculos de amizades para nos receber.
Nesta curta trajetória, foram muitos os amigos e parceiros e atletas que estiveram conosco, como toda a instituição muitos passam porém deixam a sua marca e a sua contribuição. Nesta história, também cabe agradecer aos patrocinadores que sempre estiveram ao nosso lado, e viram o trabalho sério e respeito pelas suas marcas tanto que preservamos suas identificações em nosso site, a maior ferramenta de mídia que dispomos.
Enfim, nesta data em que o Deportivo Mustela completa o seu terceiro ano de existência sente-se muito honrado em contar com todos os amigos que participam dessa história, são amigos, ex-atletas, atletas, sócios, simpatizantes, agremiações co-irmãs, adversários dentro do campo e amigos fora dele, parceiros de estrutura como foram a Sociedade União Floresta, agora o São Paulo do Borgo e todos aqueles que em uma oportunidade ou outra nos alugou sua estrutura para que pudéssemos fazer o que mais gostamos - jogar futebol, ao nosso patrono José Tarciso de Souza - o Flecha Negra e finalmente, os patrocinadores que nos ajudam não só a manter a agremiação em atividade mas nos possibilitam divulgar o futebol e nosso trabalho.
Enfim, vida longa ao Furão Tricolor!!!! Feliz Aniversário ao Deportivo Mustela em nome de todos aqueles que a qualquer tempo ajudaram a consolidar essa agremiação!!!
Parabéns Furão!!!!