O time do Furão Tricolor teve o dia atípico quando tentava manter a boa fase neste sábado diante do bom time do Veterano Independentes de Casca, o forte calor e o horário antecipado em virtude do adversário ainda ter que cumprir compromissos em sua cidade no final da tarde. O jogo iniciou às 15 horas e 30 minutos e apesar de momentos sombrios na baixada do bairro Borgo em Bento Gonçalves(RS) o mormaço era suficiente para tornar o jogo lento.
O início do Furão foi promissor, pois em uma bela jogada em que a dupla de ataque tricolor fez linha de passes de cabeça na área adversária e Cabelo abriu o placar marcando o seu primeiro gol da tarde que terminaria com música para o camisa 9 do Deportivo Mustela que após um período de indisposição com as redes vem numa fase muita boa e só nos últimos dois jogos balançou as redes adversárias por cinco oportunidades.
Se o ataque parecia estar encontrando o rumo o mesmo não se pode dizer da linha defensiva, o primeiro tempo foi de comando tricolor do placar fazendo a vantagem e tomando o gol de empate até o 3 a 3. Depois dessa igualdade, o time visitante passou a frente do placar no final do primeiro tempo indo para o intervalo com a vantagem de 4 a 3.
Na verdade, o primeiro tempo foi para a defesa do Furão esquecer, foram quatro gols criados pelo adversário sob a sonolência defensiva do Furão. Obviamente que uma defesa não toma gols sozinha, as jogadas de triangulação do adversário pelas duas laterais entraram a tarde toda e nessa movimentação o meio de campo colaborou. Aliás, em vários momentos o balanço defensivo do Mustela parecia o Grêmio de Renato Portaluppi, com três volantes na frente da área e o Coritiba triangulando livre nas laterais do campo e fazendo o estrago.
Veio o segundo tempo e a desvantagem no placar piorou com uma bobeira defensiva num contra-ataque do time alvi-azul de Casca onde o atacante foi esperto e tirou a bola do goleiro Diego na entrada da área e só empurrou para o fundo do gol. Com o placar em 5 a 3 o time visitante se deu por satisfeito e diminuiu o ritmo buscando apenas manter o placar e atacar somente em boas oportunidades.
O inferno astral do Furão parecia estar instalado quando o árbitro marcou um penal a seu favor e o atacante Cabelo foi para a bola e desperdiçou a cobrança. O erro no entanto não abateu por completo o time tricolor que foi em busca de pelo menos empatar o jogo e o prêmio se fez valer em dois lances no apagar das luzes chegando ao 5 a 5.
No geral, avaliando a atuação do time, o empate teve sabor de vitória - quase goleada pelo pouco futebol, desorganização e grande número de falhas demonstrados neste sábado. A reclamação do horário antecipado e do calor não pode ser a desculpa pelo fraco desempenho já que ambas as equipes sofreram com este fator, com a diferença que possivelmente a média da faixa etária do time visitante seja muito superior à do time do Deportivo Mustela que foi a campo neste sábado.
A verdade é que, a sequencia de boas atuações foi interrompida com essa fraca atuação deste sábado mas os resultados se mantiveram razoáveis e o Furão não perde desde o jogo do inicio do mês de outubro contra o time do Paladino.
E é com este espírito que o time embarca para a excursão à Zona Sul do Estado no próximo final de semana - Feriado de Proclamação da República. Nesta viagem novamente o grupo de atletas não será tão numeroso como fora em outros jogos mas o grupo estará reforçado por esposas, filhos, namoradas e amigos do Furão. Isso faz parte e servirá também como base para a montagem do grupo pensando na temporada de 2014.
As recentes mudanças no grupo do Deportivo Mustela agitam o mercado do futebol e alguns nomes são cogitados como possíveis aquisições para reforçar o elenco do Furão. Nomes são veiculados o tempo todo e não está descartado nem mesmo que surjam novidades já nesta sexta no enfrentamento ao Vovô do Futebol Brasileiro no lendário Arthur Lawson. É uma oportunidade de ouro para viver com o manto do Deportivo Mustela alguns momentos em um dos templos do futebol brasileiro, quicá mundial visto que o time mais velho do País do Futebol será o anfitrião do Deportivo Mustela neste final de semana.