O jogo que era para ser a revanche do Deportivo Mustela com o time do Atlantida de Capão da Canoa(RS) terminou num chocolate do time do litoral. Após a derrota por 5 a 3 no primeiro jogo da temporada 2013 - primeiro jogo oficial, pois houve o amistoso contra o time dos amigos do Dedé Maravilha na abertura da temporada, o time do Furão voltou a decepcionar em campo e foi novamente goleado dentro de casa, desta vez por 5 a 1.
A derrota mesmo considerando a excelente qualidade do time adversário que deve ser reconhecida, veio muito em função das falhas defensivas na marcação. Os primeiros gols vieram em decorrência das avenidas em que tem se transformado as laterais do Furão Tricolor nos últimos jogos. Já foram inúmeras tentativas de formatação do time e os resultados foram quase sempre os mesmos. Ainda não aprendemos que para ganhar um jogo é preciso antes de tudo não perdê-lo e o time do Atlântida novamente fez a festa colocando um atacante bem aberto caindo hora por um lado ora por outro e com uma chegada efetiva dos meias pelo lado oposto do atacante aberto.
Faltou aos atletas do Mustela fazer essa leitura e pior que isso ao sofrer um tento, o time parte para o ataque como se cada um quisesse resolver o problema deixando cada vez mais o balanço defesa/ataque mais desequilibrado. É preciso entender o jogo antes de tentar vencê-lo e isso tem passado longe das atuações do time, já em Rio Grande mesmo ganhando o jogo com somente 12 atletas sendo 2 goleiros insistíamos em acelerar a bola para o ataque deixando a retaguarda descoberta, assim como com toda a experiência pedíamos o tempo todo bola para reposição rápida.
Na goleada para o Atlantida o time foi incapaz de ler o jogo do adversário do primeiro ao último minuto, a tarde toda o time do litoral fez praticamente a mesma jogada com triangulações nos flancos e chegada nas costas da zaga sem a marcação nem no flanco e muito menos na chegada dos atacantes.
Mas o jogo serviu para seguirmos avaliando o grupo para a temporada 2013, e algumas contratações devem chegar para vestir a camisa tricolor e a reformulação seguirá. O jogo já começou 1 a 0 para o time visitante e ainda no primeiro tempo o time do litoral ampliou e a partir daí passou a jogar nos contra-ataques. No início da segunda etapa um sopro de esperança num penal marcado por um toque no braço do zagueiro adversário e o gol do Mustela Marcado por Jaderson. Mas logo em seguida com a pressão na busca do empate, os espaços deixados na defensiva custaram caro ao time da casa e os gols foram saindo ao natural fechando o placar.
Após o jogo houve uma confraternização entre os atletas e o time visitante. O próximo encontro entre as equipes já tem data marcada e prevê novamente a abertura da temporada 2014 para o Deportivo Mustela jogando novamente em Capão da Canoa(RS) e é esperado que nessa próxima oportunidade o time tenha melhor sorte e consiga pelo menos um enfrentamento mais adequado, perder ou ganhar é do jogo mas ao menos que se perca ou ganhe jogando com alma e discernimento. Infelizmente o final de temporada está sendo novamente, assim como fora em 2012 bastante pesado para os Furões porém a cada ano a esperança se renova e aqueles que conduzem a agremiação novamente vão em busca de valores que venham somar e dar uma nova esperança ao time. A reformulação já era planejada e agora o time vai para o último jogo oficial da temporada com o pensamento de pelo menos fazer um belo papel frente ao time do E.C. Azulão.