home / o clube / História e Simbolos / Símbolos

Mustela mantém a escrita e perde no encerramento de 2013

Publicada em: 16/12/2013

O de encerramento da temporada já se tornou um martírio para o Deportivo Mustela e na temporada de 2013 não foi diferente, mesmo jogando contra um time do E.C. Azulão de Caxias do Sul(RS) cheio de desfalques o Furão Tricolor não viu a cor da bola, literalmente. Foi um jogo do ponto de vista futebolistico para esquecer, mas que deve estar muito vivo na lembrança de todos para que cada um decida o que quer para os seus sábados a tarde. Nem bem o jogo havia começado e parecia que o time tricolor faria daquela tarde de sábado uma história diferente, mas foi só o adversário atacar forte pela primeira vez que o setor defensivo assistiu ao adversário jogar.

O atacante alvi-azul correu mais de 30 metros sem ser marcado e bateu para fazer 1 a 0. Logo em seguida pelo outro lado e novo arremate de fora da área para ampliar o placar e na sequencia seguiram os erros de saída de bola, displicência e mais gols sofridos até que o primeiro tempo terminou em 4 a 0 para o time caxiense.

O segundo tempo até que foi um atenuante visto que o time sofreu mais somente mais dois gols e conseguiu marcar quatro amenizando o fiasco.

Seria muito bom se todos rendessem para o time aquilo que imaginam que conseguem jogar, afinal nos últimos jogos tomamos gols em saídas bisonhas de bola da defesa onde zagueiro tentou fazer raio-x e perdeu a bola, volante tentou dar caneta e perdeu a bola na frente da área, lateral que pensa ser Cafu ou Roberto Carlos no ataque é claro porque na defesa marcam tanto quanto um cone, meio campo que acredita que só tem obrigação de atacar e nenhum compromisso em marcar e recompor a defensiva. As queixas menores ainda ficam com o ataque em que se não foi de uma efetividade elogiável mas vem fazendo gols em muitos dos jogos.

Tivemos aulas monumentais de futebol e parece que não aprendemos quase nada com o que vivemos, por exemplo em Rio Grande(RS) com 10 jogadores de linha e dois goleiros teve gente xingando e pedindo rapidez na reposição de bola e mesmo ganhando queríamos atacar como se tivéssemos perdendo o jogo. Será que não assistimos aos jogos na TV, não vemos o que até os times amadores fazem só o Deportivo Mustela não consegue fazer?

Não temos compromisso com o resultado, mas podemos jogar com um mínimo de inteligência. O futebol é um esporte com regras podemos fazer uma obstrução sem violência é claro, mas se nos orgulhamos de fazer um perfil deferente dos demais times da várzea precisamos ter um comportamento condizente com tal.

É necessário ter compromisso condizente com o que foi criado enquanto agremiação e para tal 2014 vem ai com reformulações e é preciso que cada um faça uma reflexão sobre o que espera do Deportivo Mustela. Para a próxima temporada será colocada em prática a Cartilha que em outra oportunidade chegamos a apresentar a todos mas que pela cordialidade acreditamos que não seria necessário colocá-la em prática. Pelo jeito nos enganamos, sem a cartilha seguimos dependendo da boa vontade de alguns atletas que na última temporada demonstraram não ter a dignidade de vestir o manto tricolor.

Se o Furão não é um time profissional onde pelo bom senso não se pode cobrar dos atletas o desempenho e rendimento de um time profissional, também é verdade que o que é disponibilizado pelo Deportivo Mustela raras equipes disponibilizam no cenário da várzea local e isso deveria ser valorizado por aqueles que se propõem a participar. São pessoas que destinam seu tempo, emprestam a sua imagem para garantir jogos de boa qualidade, gramado de nível superior e estrutura invejável para mandar seus jogos e são feitas críticas quanto a assuntos corriqueiros como no caso das viagens onde todos pediram que gostariam de viajar e sequer fizeram a leitura do calendário para criticar o número e a sequencia de viagens.

O Deportivo Mustela a partir de 2014 será feito para aqueles que gostam de jogar futebol, essa será a premissa máxima. Novos atletas virão e com base nos critérios da cartilha que será apresentada no início do ano terão direito de lutar por um lugar no time de igual para igual com aqueles que fundaram ou que passaram a fazer parte do time ao longo do tempo.

Assim como qualquer time profissional ou de qualquer outro nível de atuação o Deportivo Mustela passará por uma reformulação e buscará uma nova identidade no ano de 2014.

Deste sábado, cabe-nos parabenizar o E.C. Azulão que com suas dificuldades sobre aproveitar as oportunidades e fazer o seu placar demonstrando que o futebol é isso superação e força de vontade.