O início de 2014 até tem se mostrado bem promissor ao Deportivo Mustela, com as alterações na fotografia do time e consequente falta de entrosamento era esperado um início bem mais complicado. No entanto foram duas boas atuações, nada excepcional mas foram atuações bem consistentes sobretudo a segunda no último sábado diante da excelente (e multicampeã) equipe do Atlantida F.C. de Capão da Canoa(RS). Foram dois jogos em que o time mesmo fazendo constantes alterações manteve o nível de jogo o que é bom para que todos possam jogar e o time tenha sempre todos os atletas em uma condição física mais adequada durante a maior parte do jogo.
Sábado (22) não foi diferente, mesmo com os desfalques dos atletas (DallAgnol, Jesus por lesão e Supla por compromissos em viagem) a delegação do Furão Tricolor compareceu em peso na cidade litorânea, rivalizando as atenções do jogo com a final do concurso Garota Verão. O início é animador mas é preciso ter em mente que é só o início da temporada, ainda teremos pela frente mais tres dezenas de jogos e é preciso manter essa mesma pegada até o final para que possamos efetivamente nos orgulhar do ano que se inicia.
Falando em orgulho, neste sábado mais um atleta atingiu a marca dos 100 jogos e foi homenageado por todos. O camisa 5 do Furão atingiu a marca e recebeu a camiseta personalizada número 100 e assim como no jogo que marcou o início destas homenagens (quando Lê e Lahm completaram 100 jogos) o Furão acabou vencendo pelo mesmo placar (3 a 1). Coincidência ou não, ainda teremos mais alguns atletas que possivelmente completarão 100 jogos nesta temporada, e se repetirmos esse placar já será um bom indício de vitórias para a temporada.
O jogo deste sábado, começou praticamente com abençoada chuva que caiu na tarde do sábado na cidade do litoral, e essa chuva foi um alento para o calor que fazia por lá tornando o ambiente mais propício para a prática do futebol.
O jogo começou com muito estudo e uma certa ansiedade por parte do time do Deportivo Mustela, mas mesmo assim o time serrano conseguiu abrir o placar em um erro defensivo do Atlantida F.C. que Roby aproveitou e chutou no canto do goleiro para abrir o placar. O gol do time visitante acirrou um pouco a disputa e algumas peças se perderam entrando na malandragem do time do litoral. Nessa instabilidade houve um erro de marcação na cobrança de um lateral, o time da casa cobrou rapidamente e a bola foi cruzada da linha de fundo pegando a defensiva tricolor mal postada desde a marcação na lateral até o miolo da área onde o atacante cabeceou no contra-pé do goleiro Diego. Além da vantagem no placar, neste lance o Furão perde o seu goleiro Diego que no lance acabou deslocando o seu ombro e acabou tendo que ser atendido no hospital local. Aguardamos a tua recuperação, Diego!!!
A sequencia teve alguns momentos de improviso com o atleta Maycon no gol até a chegada do goleiro reserva Gilmar que assumiu o posto e defendeu a meta do Deportivo até o final do jogo.
O primeiro tempo transcorreu movimentado, com várias chances perdidas para ambos os lados, mas o placar permaneceu o mesmo até o intervalo. Para o segundo tempo, ambos os times sofreram modificações nas suas escalações e essas modificações foram mais favoráveis ao time visitante que passou a dominar amplamente o jogo chegando ao escore final com dois belos gols de Ronaldo e Isma. Mais algumas chances foram perdidas o que poderia ter resultado num placar mais elástico, assim como o time da casa que também teve algumas oportunidades de descontar porém a pouca efetividade de ambas as equipes fez com que o placar ficasse mesmo em 3 a 1.
Essa vitória, dessa vez bem mais consistente dá confiança para o time do Deportivo Mustela seguir na temporada, ainda há muita coisa a ser ajustada na mecânica de jogo mas o time já dá sinais de uma melhora significativa principalmente nas questões táticas. Nestes jogos foi possível já constatar algumas coisas como o posicionamento defensivo em escanteios com os laterais automaticamente posicionados nas traves ajudando na marcação, o entendimento do esquema proposto no caso de sábado um 4-1-3-2 bem executado durante praticamente os 90 minutos mesmo com as mudanças feitas quem entrou seguiu os mesmos passos do atleta que estava saindo do jogo. O apoio dos laterais funcionou bem, assim como a cobertura dos jogadores do meio. Também no meio de campo, pode-se observar os recuos do Vini para buscar o jogo algo bastante esperado dele em campo. E no ataque, os jogadores que estiveram executando essa função se esmeraram em dar o primeiro combate facilitando a marcação. Isso tudo foi muito produtivo tanto que dois gols s sairam em função disso (apoio dos laterais e marcação adiantada - forçando o erro defensivo no primeiro gol).
Ainda precisamos evoluir bastante, vendo o jogo deste sábado ainda falta um pouco de entrosamento na defesa tanto na composição como no cuidado dos laterais no momento do apoio descuidando um pouquinho na marcação. No ataque, precisamos ser mais efetivos pois em jogos difíceis as chances de gols são raras e nestes jogos qualquer erro tanto ofensivo como defensivo costuma ser fatal. E no geral precisamos valorizar um pouco mais a posse de bola, foi bonito ver o time já com alguma maturidade virar o jogo de um lado a outro do campo no segundo tempo quando já ganhava por 3 a 1. É preciso que isso aconteça quando estamos empatando e até perdendo pois é na manutenção da posse de bola que se tem mais chances de fazer gols e não tomar - princípio básico do jogo. E o principal, é preciso que o time mantenha essa pegada e união dentro de campo. A temporada está só começando.
Agora teremos um final de semana para descançar em função do Carnaval e na sequência retomaremos os jogos diante da equipe do Grêmio Pratense, este será o primeiro jogo com essa equipe tomara que o clima também nos ajude pois anteriormente tivemos dois cancelamentos por motivo de mau tempo. Para este jogo estaremos disponibilizando a tão falada Cartilha do Deportivo Mustela, e com base nos dois primeiros jogos da temporada, já teremos informações e subsídios para colocarmos as premissas dela em vigor. Os critérios serão explanados a todos antes do jogo, e os indicadores estarão disponíveis no site da agremiação para que todos saibam como estão e o que está acontecendo.
Ainda sobre o jogo deste final de semana, só temos a agradecer a recepção do nosso co-irmão Atlantida F.C. - aguardamos os amigos no final do mês de agosto em Bento Gonçalves para o segundo jogo da temporada, agradecemos ao apoio dos amigos, parentes, esposas, namoradas e filhos que estiveram acompanhando os atletas do Deportivo Mustela nessa viagem e aos atletas pelo empenho e dedicação. O Deportivo Mustela só será grande e continuará sendo motivo de orgulho e alegrias, assim como foi para o camisa 5 neste sábado ao completar 100 jogos e sair de campo com a vitória, se todos fizerem a sua parte em comprometimento e doação dentro e fora de campo.