O terceiro jogo da temporada o Deportivo Mustela foi a campo em jogo inédito na agenda do Furão, pois o enfrentamento com o time do Veteranos Nova Prata marcado e desmarcado em duas oportunidades na temporada de 2013 devido à chuvas que precederam os dois encontros nesta tarde de sábado ensolarado na cidade de Bento Gonçalves(RS) era finalmente o primeiro encontro das duas agremiações.
O ineditismo da tarde não ficou somente no enfrentamento das duas equipes, mas o outrora zagueiro e agora volante Rafa depois de 104 jogos vergando a camisa 5 do Furão Tricolor foi às redes pela primeira vez. Era final do primeiro tempo e Maycon invadira a área do rubro-negro pratense e fora calçado quando se preparava para arrematar ao gol adversário. Pênalti! O camisa 5 sentiu que era chegada a hora de encerrar a espera do primeiro gol, chamou a responsabilidade para si e foi para a bola.
Era chegada a hora de marcar aquele que seria o primeiro gol da já centenária história de jogos do volante. Segundo o próprio confessou, na hora da execução da cobrança todas aquelas lembranças e dúvidas que tanto ouvimos os profissionais falar na hora de bater a penalidade máxima. O famoso "...e se eu errar???". E então o volante que vive grande fase em 2014 (já fora destaque no primeiro jogo contra o Ateliê do Marquinhos, recebera a camisa dos 100 jogos em Capão da Canoa(RS)) lembrou da famosa batida de segurança no meio do gol de Célio Silva pelo Inter em 1992 e assim fez, estufando as redes. E assim começava uma nova fase, a de volante goleador.
Esse fora o quarto gol tricolor do primeiro tempo, antes o camisa 9, Lê que também vive um excelente momento já havia marcado em duas oportunidades e feito um cruzamento primoroso para Joel apenas encostar para o fundo das redes.
Ainda na primeira etapa, o árbitro marcou um penal contra o time da casa em um lance de cruzamento pela esquerda de ataque do time pratense quando a bola bateu no braço do lateral Geison. O penalti foi bem batido, sem a menor chance para o arqueiro Gilmar.
Para o segundo tempo, o time do Furão Tricolor voltou com várias alterações e o ímpeto ofensivo diminuiu por parte de ambas as equipes. O adversário notoriamente com um time mais experiente ainda sofreu com o fato de ter vindo a Bento Gonçalves com apenas 12 atletas. Isso inegavelmente prejudicou o desempenho da equipe visitante, que mesmo demonstrando qualidade no toque de bola não conseguiu manter o ritmo diante de um Deportivo Mustela sedento pela terceira boa vitória na temporada.
No segundo tempo a defensiva tricolor praticamente não foi ameaçada, permitindo que os laterais do time da casa saíssem bastante para o jogo. Nesse ritmo o time ainda ampliou com Supla e Ronaldo duas veses que vem confirmando o seu faro para marcar e em três jogos já marcou quatro gols.
Neste sábado, boa parte do grupo estava presente exceto os lesionados o atacante Jesus e o goleiro Diego, além de Roby em viagem. Como novidade, neste sábado foi apresentada a nova cartilha de regras que regerá o vestiário do Deportivo Mustela, onde estão as principais premissas, compromissos e responsabilidades a serem cumpridas por todos os atletas da Associação de Futebol Deportivo Mustela.
O ponto alto do jogo desse sábado foi a maturidade demonstrada principalmente no segundo tempo, ainda é pouco mas o time tem mostrado uma boa evolução nestes primeiros jogos. Será importante que esse processo se mantenha, mesmo que porventura possa ocorrer um revés. É normal, uma hora o time pode vir a perder um jogo, ou mesmo jogar mal e será importante nesse momento demonstrar a mesma maturidade e foco no desempenho do time coletivamente.
Após o jogo, recepcionamos os adversários em uma confraternização nas instalações da Sociedade São Paulo do bairro Borgo onde pudemos comer uns petiscos e conversar com os novos amigos. O mais importante do futebol de sábado é justamente isso, reunir, jogar futebol sem violência e depois confraternizar - independentemente do resultado em campo. O próximo compromisso já prevê um enfrentamento bastante equilibrado e forte frente a boa equipe do E.C. Planalto em jogo a ser realizado na Arena Mustela. Paralelamente a isso a diretoria do Furão Tricolor já se movimenta para as ações sociais deste ano. O calendário ainda precisa ser confirmado mas alguns eventos já estão alinhavados assim como a venda de ações entre amigos visando arrecadar fundos para a manutenção das atividades da associação. Essas ações terão uma ênfase na aproximação dos sócios do Furão Tricolor e do São Paulo do Borgo, parceiros em mais uma temporada no uso das instalações da sede do São Paulo.
Também virão novidades na linha de vestuário do Furão Tricolor, algumas novidades já estão bem encaminhadas e em muito breve teremos novidades na praça.
A nota triste do final de semana foi a perda do vô do atleta Daniel De Toni (Supla) e do ex-atleta Rafael De Toni, o senhor Cyro De Toni. Que Deus conforte a família neste momento de dor e dê forças a todos. Os nossos sentimentos.
Para o próximo sábado contamos com a presença de todos e que o Furão chegue a quarta vitória consecutiva mantendo a boa fase no ano de 2014, afinal os grandes jogos da temporada estão apenas começando - teremos muitos e grandes desafios pela frente ainda neste ano.