Em mais um grande e disputado jogo entre Deportivo Mustela e E.C. Avenida de Santa Cruz do Sul, o jogo termina com o triunfo do lado do periquito da terra das fumageiras. E depois do primeiro embate onde o alvi-verde santacruzense goleou o tricolor no acanhado campo do estádio Marcolino Passarin, os enfrentamentos têm sido de muito equilíbrio, decididos nos detalhes e pela segunda vez o time do Avenida venceu por 2 a 1 valendo-se da sua qualidade aproveitando os deslizes defensivos do time de Bento Gonçalves.
Por outro lado o time da Serra perdeu boas oportunidades e deixou pelo menos o empate escoar por entre os dedos em pelo menos três oportunidades, um pênalti com Jaderson no primeiro tempo, uma cobrança de falta em que Lahm furou bisonhamente na marca penal e com Maycon que chutou a grama em um arremate entre outras tantas chegadas.
O jogo do último sábado contava com um Deportivo Mustela vindo de um longo intervalo sem jogos pois houve um cancelamento por mau tempo e na sequência o feriado de Páscoa. E dentro de campo o time mostrou que o longo intervalo sem jogos pesou.
O início do jogo apresentava duas equipes bem postadas e sem grandes movimentos ofensivos até que uma saída de bola (novamente um erro de saída de bola) do Furão Tricolor, uma bola enforcada na lateral, o adversário retomou e o contragolpe foi fulminante. A bola cruzada da direita de ataque do Periquito encontrou no segundo poste o atacante adversário livre para tocar no contra-pé do goleiro do Furão para abrir o placar.
O gol caiu como uma água fria no time da casa que logo em seguida viu o atacante Márcio bater a defesa na corrida e fuzilar cruzado surpreendendo o goleiro e até a defesa que esperava fechando o cruzamento. Mas a bola foi razante pro fundo da rede ampliando o marcador para o adversário.
A partir desse segundo gol o Deportivo Mustela tomou consciência de que era necessário entrar no jogo e assim foi que em uma jogada rápida Lê, o ex-cabeludo recebeu um belíssimo passe (se não estou enganado de autoria do camisa 10, Vini) e tocou como manda o manual do camisa 9 na saída do goleiro para diminuir.
O time cresceu, ajustou mais ainda a marcação pois vinha acontecendo um desequilíbrio no meio de campo onde o grandalhão Reginaldo do time visitante vinha jogando muito livre e com a sua capacidade de fazer o jogo andar rapidamente com toques de primeira estava comandando o meio de campo.
Dessa forma, ainda no primeiro tempo em um ataque pela direita, o atacante Lê tentou uma bicicleta dentro da área e a bola foi no braço do defensor e o árbitro apontou para a marca da cal. O cobrador oficial do Furão Tricolor, Jaderson foi para a bola e... bateu quase no meio do gol. O bom goleiro adversário foi para a bola e impediu o empate.
O segundo tempo foi de pressão total com raras escapadas do time visitante que pouco ameaçou as redes do time de Bento Gonçalves. O Deportivo Mustela novamente não soube superar uma retranca bem montada por um time visitante. Houveram momentos em que a bola não passava do meio de campo e voltava para o domínio do Furão que retomava a carga porém pecava no último toque, no acabamento e não conseguia vazar o goleiro visitante.
Na tarde de muitas dificuldades para os bentogonçalvenses, até o árbitro Xirú acabou se machucando, tendo que ser substituido pelo atleta experiente do Deportivo Mustela, Gilmar DallAgnol que arbitrou sem grande problemas os minutos finais da partida. Apesar de poucos minutos, pareceram longos para o arbitro improvisado pois o adversário contava com uma equipe técnica bastante agitada no banco de reservas e estes trataram de colocar muita pressão no jogo visando auxiliar da forma que lhes era conveniente. Mas isso é do futebol. Era preciso que o Deportivo Mustela tivesse mais competência para definir as oportunidades.
Após o final do jogo as duas equipes confraternizaram na nova sede do São Paulo, sendo dessa forma a primeira oportunidade em que o Furão ficaria responsável pela recepção gastronômica depois que mudou-se para mandar seus jogos na estrutura do clube do bairro Borgo.
Agora o time busca a recuperação no próximo sábado frente a excelente equipe do Paladino da cidade de Carlos Barbosa e este enfrentamento tem uma peculiaridade, o adversário sempre venceu em Bento Gonçalves e por sua vez quando os jogos aconteceram em Carlos Barbosa os triunfos foram todos tricolores. Definitivamente essas equipes são péssimos visitantes e o Deportivo Mustela quer quebrar esse tabu no próximo sábado.
Antes disso, o Deportivo Mustela tem duas novidades muito importantes para a sua torcida e toda a sociedade esportiva, a primeira é que a associação adere à campanha de combate ao racismo nos campos de futebol e a partir de agora terá em seus jogos um banner com uma clara mensagem de repúdio às atitudes racistas reproduzida na imagem ao lado. A intenção é mostrar ao público esportivo gaúcho e nacional que independente de qualquer outra interpretação ou desconfianças, Bento Gonçalves não compactua com as atitudes e atos que foram praticados contra o agora ex-arbitro Marcio Chagas. Não pretendemos julgar muito menos insinuar que o Clube Esportivo ou sua torcida são coniventes ou responsáveis com tais fatos, apenas queremos mostrar que a cidade em sua maioria não compactua com qualquer ato racista e principalmente que a cidade é acima destes atos lamentáveis, uma cidade hospitaleira, educada e humana.
A segunda é que conforme agenda firmada com a produção do Globoesporte do Rio Grande do Sul, estará na cidade de Bento Gonçalves, nesta quinta-feira, dia 1º de maio a apresentadora Alice Bastos Neves para conhecer o Deportivo Mustela e sua história para o quadro "Vem Alice". É uma honra muito grande para nós que sempre fomos batalhadores pelo futebol da várzea recebermos um aceno positivo de um programa da abrangência do GE e estaremos de braços abertos para que você, Alice venha a Bento Gonçalves. Dessa forma convidamos a todos os torcedores, amigos, simpatizantes do Deportivo Mustela para que se façam presentes, assim como toda a comunidade esportiva local. Caso haja algum contratempo estaremos comunicando a todos através de nossas mídias digitais.