home / o clube / História e Simbolos / Símbolos

Jogão de bola com virada tricolor e empate no final

Publicada em: 13/05/2014

Deportivo Mustela e A. Veteranos de Garibaldi mais uma vez protagonizaram um jogo digno da grandeza das duas equipes, desta vez no gramado do complexo esportivo do São Paulo no bairro Borgo em Bento Gonçalves(RS). O tricolor buscava uma vitória para embalar de vez na temporada mas foi freado pela excelente equipe de Garibaldi(RS). E podia ter sido bem pior, um início titubeante do time da capital do vinho possibilitou aos visitante abrirem 2 a 0. E a equipe da terra do champagne além da qualidade demonstrou toda a experiência não só para comandar o placar como para enervar o time da casa que perdeu o controle emocional e em vários momentos facilitou as coisas para o adversário.
É preciso ter mais maturidade nessas horas, a malandragem é do jogo e vimos isso em todos os jogos que assistimos na televisão, não seria diferente na várzea bentogonçalvense.
O primeiro gol da AVG saiu de uma falha defensiva onde o defensor Supla escorregou e a cobertura do camisa 3, Lahm foi atabalhoada levando um corte seco dentro da área possibilitando ao atacante adversário toda a tranquilidade para marcar. Já no segundo gol, novamente um erro de posicionamento e saída de bola, quando perdemos a bola e tomamos um lançamento nas costas da defesa.
Isso era pouco mais de 15 minutos de jogo e o time do Mustela se perdeu completamente em campo, discutindo com tudo e todos e jogando muito pouco. E sabemos que futebol é assim, grito não ganha jogo o que faz a diferença mesmo é bola na rede. E foi assim até quase no final do primeiro tempo. Houve muita discussão e excessos dos dois lados, mas claro que isso só interessava ao time visitante que já vencia por 2 a 0. E nisso o time do Furão Tricolor precisa evoluir, é preciso jogar com mais inteligência.

No final do primeiro tempo um alento para o furão, em jogada confusa na área do time visitante é marcado o pênalti que Jaderson converte dando um novo ânimo para o time buscar o empate e a virada. Na volta do intervalo, o time busca pressionar e por vários minutos o time visitante pouco passa do meio de campo.

Parecia que o tormento de outras oportunidades se repetiria onde o Deportivo pressionou quase os 90 minutos e não conseguiu converter essa pressão em gols.

Porém neste sábado, até foi diferente. Mesmo jogando mal, pressionando de forma desordenada e como equipe cometendo algumas "desinteligências" sérias o time conseguiu virar o placar primeiro com Ronaldo marcando o gol de empate e já quase no final do jogo Maycon virou o placar aproveitando um cruzamento na área. Parecia que a tão almejada vitória estava encaminhada. Parecia, mas no futebol sabemos que resultado mesmo, só está garantido quando o árbitro apita o final do jogo e foi assim mesmo.

No apagar das luzes, uma nova cochilada defensiva do tricolor onde o time teve várias oportunidades de afastar a bola, primeiro na cobrança de escanteio, que o adversário retomou a bola na entrada da área e finalizou na trave. Ai a bola correu rente a linha de fundo, não saiu e a defesa chegou atrasada para fechar o cruzamento e finalmente permitindo a finalização do camisa 10 adversário na cara do goleiro Gilma que nada pode fazer para evitar o gol de empate do time visitante.

Já era 47 do segundo tempo, e nos descontos o time da casa ainda teve mais uma oportunidade numa tabela entre o zagueiro Lahm e o atacante Maycon mas não dava para esperar muito quando a bola decisiva caiu nos pés do zagueiro. Ao invés de arriscar o arremate de primeira, este tentou entrar na área e foi barrado pela defensiva adversária. Como a tarde era ruim mesmo, nem falta a arbitragem marcou. 

Mesmo pressionando muito, não dá nem de longe para dizer que o time do Deportivo Mustela merecia melhor sorte neste jogo pois errou demais como time em campo, talvez não tanto quanto errou como grupo. A tarde foi lamentável em vários aspectos e a diretoria vai reunir-se na semana para decidir quais serão as atitudes a serem tomadas.

É lamentável que em tempos de tantos avanços fora de campo como por exemplo o grande evento desta tarde onde o Furão aparecerá no Globoesporte RS, com tudo o que é trabalhado em termos de estrutura para que todos tenham oportunidade de passar momentos juntos nos sábados a tarde fazendo aquilo que imagina-se que goste de fazer ainda tenhamos dentro de campo atitudes que não condizem com o espírito de grupo.

Assim, esperamos uma semana de reflexão por parte de todos que estão no grupo, que desfrutem do Vem Alice que irá ao ar na tarde de hoje, pensem em toda a estrutura que está disponível.

Para o próximo sábado já temos um jogo bastante difícil pela frente contra o bom time do Perestroika de Porto Alegre, onde precisamos de todo o grupo a disposição, mas para jogar com vontade e orgulho de vergar o manto do Furão Tricolor. É com esse espírito que iniciamos a semana, este foi só um jogo em que empatamos contra uma boa equipe e que dele podemos tirar muitas lições para o futuro.