Sobre o jogo deste sábado entre Deportivo Mustela e Atlantida F.C., em homenagem ao nosso adversário transcrevo a crônica deles. Escreveu Xandy Thomas misto de goleiro e aspirante a Academia Brasileira de Letras sobre o jogo: Neste sábado dia 16/08, o Atlântida subiu a serra para encarar o time do Deportivo Mustela de Bento Gonçalves, num legítimo jogo de Serramar (serra contra o litoral) e o resultado foi um empate amargo para as duas equipes.
Com uma péssima arbitragem, as equipes acabaram se preocupando mais com o árbitro do que com o jogo e o primeiro tempo acabou empatado sem gols. Tirando um lance de gol incrivelmente desperdiçado por Bebinha, uma cabeçada de Nilmar na mão do goleiro e uma cobrança de falta do Edi que passou raspando o travessão, o primeiro tempo nem seria comentado.
Na segunda etapa, a jovem equipe do Mustela esboçou uma pressão e acuou o Atlântida em seu campo, mas sem converter em chances de gol essa pressão, exceto por um lance isolado onde o atacante entrou livre na área e obrigou o goleiro Xandy a fazer um espetacular defesa pra escanteio num chute forte e cruzado.
Aos 28 minutos da etapa final, Carlos começou a jogada pelo meio, passou para André que lançou Lucianinho pela direita, o atacante esperou a chegada do próprio André na entrada da área e fez um passe milimétrico para o camisa 15 desferir um foguete indefensável, estufando a rede e saindo para comemorar com a torcida de esposas e filhos, familiares dos jogadores que acompanharam a equipe até Bento.
No minuto seguinte, o Mustela empatou num lance onde o árbitro sonegou uma falta em Kaleco na origem da jogada, o time do Mustela aproveitou que alguns jogadores ficaram reclamando e lançou a bola na área e achou o atacante livre para deslocar de Xandy. Após esse lance, as reclamações contra o árbitro fizeram com que o mesmo abandonasse a partida faltando ainda 15 minutos para o final, deixando as duas equipes extremamente irritadas com o árbitro e quase estragando o amistoso, que teve seu reinicio depois que um voluntário se propôs a apitar os minutos restantes.
Após o jogo as equipes se confraternizaram com um ótimo jantar servido pelos donos da casa.
Obivamente que este é o olhar do adversário do jogo com as suas virtudes, deficiencias (poucas) e objetivos no jogo. Pelo lado do Deportivo Mustela voltamos a apresentar erros no primeiro tempo onde o time esteve mais preocupado em falar do que em jogar. No segundo tempo quando pensou unica e exclusivamente em jogar bola, esteve mais no campo do adversário do que o oponente.
Acabou sofrendo um gol num contra-golpe rápido e uma jogada de rara felicidade do atacante adversário que pegou uma bola na entrada da área e deu um petardo indefensável para o goleiro Gilma.
Ato continuo o Furão Tricolor conseguiu o empate numa jogada em que o adversário reclamou bastante. O destaque negativo foi o árbitro Tyson conhecido na várzea serrana que fez um papelão de quinta categoria. Desde a sua chegada mostrou a sua tradicional marra, fez pose nas fotos e conversou e deixou conversar o jogo todo, no final tanto falou e ouviu que abandonou o campo numa demonstração mais varzeana do que o futebol até ali apresentado pelas duas equipes.
Na existência do Deportivo Mustela já presenciamos inúmeros fatos inusitados mas este foi inédito. Concordamos com o adversário que a arbitragem foi ruim, a quem também queremos levar de forma oficial o nosso pedido de desculpas, visto que buscamos na contratação de pessoas com experiência no papel de árbitros para tentar dar o maior tom de imparcialidade possível ao evento. Infelizmente algumas coisas fogem ao nosso controle.
Como bem frizou a crônica do nosso co-irmão Atlantida, depois do jogo foi realizada uma janta da qual participou não só o nosso adversário como esteve aberta a torcedores e amigos do Deportivo Mustela. Foram cerca de 150 pessoas no total que participaram do evento que passaram alguns momentos de confraternização, brincaram e saborearam um churrasco na sede do São Paulo do Borgo. A festa contou com um estande da Lojinha Virtual do Furão Tricolor com o lançamento de algumas peças exclusivas como a manta e o blusão de lã.
Ainda na noite, foram sorteados os números da Rifa do Deportivo Mustela, sorteio este auditado pelo Cristiano Klain Silveira atleta do Atlantida F.C. a quem agradecemos a participação e colaboração. Foram os vencedores:
449 - 1º Prémio Televisor Led 32 com suporte parede => Ganhador:Marcio Fantin
227 - 2º Prêmio Conjunto Oficial Mustela => Ganhador:Enio de Toni
424 - 3º Prêmio Barril de Chopp + 4 Copos/Porta Copos => Ganhador:Gilmar Rubini
191 - 4º Prêmio Abrigo Oficial do Mustela => Ganhadora:Leticia
333 - 5º Prêmio Kit com 1 Necessaire + 1 carteira => Ganhadora:Rafaela Leal
523 - 6º Prêmio Mateira do Mustela => Ganhador:Ezequiel Wagner
527 - 7º Prêmio Pizza TNT => Josefino Bisek
Agradecemos a presença de todos, é sempre um grande prazer receber não só nossos co-irmãos como também aos nossos amigos e torcedores em nossas confraternizações. Muito obrigado ao pessoal do Atlântida F.C. que participou ativamente, e por isso em homenagem estamos compartilhando a crônica do seu atleta Xandy publicada no perfil do Facebook - a quem também parabenizamos pela qualidade do conteúdo, excelente material.