home / o clube / História e Simbolos / Símbolos

Empate na fumaceira, parecia gauchão

Publicada em: 09/09/2014

A sequencia do calendário de 2014 do Furão Tricolor marcava o retorno do time à localidade de Pulador, no Município de União da Serra(RS) depois de exatos quatro anos e um dia após a primeira visita do Mustela àquela localidade. O tempo passou mas nem por isso as dificuldades em campo diminuíram, bem pelo contrário - elas foram maiores devido às condições climáticas. O sábado amanheceu com sol, bonito e foi fechando e a saída prevista para as treze horas já foi com os primeiros pingos de chuva. Em União da Serra já havia a preocupação por parte do adversário com a confirmação ou não da ida do time tricolor da capital do vinho.

Com a van lotada, reforçada pela presença da torcida feminina o time partiu com um pequeno atraso para o jogo e a viagem transcorreu com muita tranquilidade e a delegação chegou por volta das quinze horas no seu destino. Nesse momento a chuva já era quase que torrencial e o gramado apesar da boa qualidade e drenagem já apresentava algumas poças de água - afinal a chuva era daquelas de terminar qualquer estiagem.

Mas como jogo marcado é jogo jogado, próximo as 16 horas os dois times foram a campo e começou a peleia. O time local como nas demais oportunidades apresentou a qualidade costumeira. O Deportivo Mustela apresentou um início de jogo bem consistente com objetividade e segurança pecando apenas na tentativa de passar ou conduzir a bola. Esse bom enfrentamento rendeu frutos num arremate de fora da área em que o goleiro adversário soltou a bola no pé do atacante Lê que só teve o trabalho de tocar deslocando o goleiro para abrir o marcador.

O gol pareceu perturbar o time visitante (e vencedor até ali) pois o Furão começou a perder o meio de campo e insistir ainda mais na condução de bola e troca de passes curtos o que era inviável devido a quantidade de água no campo.

Já o adversário abusou da estratégia mais comum nessas situações de jogo - a bola aérea e foi assim que em três cruzamentos para a área o time local virou o jogo.

No primeiro uma bola que nos pareceu mais uma tentativa de cruzamento do camisa 11, que encobriu o goleiro tricolor empatando o jogo. Esse gol sim teve um efeito bastante nocivo na atuação do Deportivo Mustela que passou a errar muito e logo na sequencia, primeiro em um cruzamento nas costas da zaga o atacante escorou para o gol para virar e depois em uma cobrança de falta a defesa parou esperando a saída do goleiro e o atacante acabou entrando sozinho na pequena área para desviar para o gol.

O restante do primeiro tempo foi de muitos erros de passes e tentativas de ambos os lados mas sem muita produçao. O time visitante tinha muitas dificuldades no posicionamento deixando muitos espaços que não eram aproveitados pelo adversário muito em função das condições do gramado e a necessidade de atacar em velocidade nestes casos.

O primeiro tempo findou-se e no intervalo veio algumas tentativas de ajustes e o pedido era um só para todos que as jogadas fossem simplificadas ao máximo e que a condução de bola bem como os passes curtos fossem evitados pois o campo não permitia esse tipo de jogada.

Com essa premissa o segundo tempo começou com uma atuação mais enérgica do Mustela e um posicionamento mais retraído do time da casa que visava manter o resultado e atuar em contragolpes percebendo a lentidão e o desentrosamento da linha de defesa do time visitante. Houveram momentos em que o jogo foi quase uma meia linha do tricolor pressionando mas o goleiro adversário que falhara no primeiro gol do jogo agora já era responsável por sustentar o marcador para o seu time. Quase na metade do segundo tempo, o ala Ismael arriscou o mesmo veneno do adversário e conseguiu um belo gol descontando o marcador.

A chuva forte permanecia e nesse momento o campo já era tomado por várias poças de água e não era um piso mais pesado porque o estádio tem uma boa capacidade de drenagem e uma grama bem constituída porém sem abafar o terreno - fruto do trabalho das ovelhas da associação.

O time do Deprotivo Mustela partiu para a pressão e teve a chance de empatar em um pênalti, que Jaderson foi para a cobrança e acabou chutando por cima do gol. Mesmo com a excelente oportunidade perdida o time não diminuiu o ritmo e foi com tudo para cima em busca do empate. E o empate veio, no último lance do jogo a bola sobrou para Roby marcar e dar números finais ao confronto, 3 a 3.

Um empate merecido pelo que as duas equipes fizeram em campo, um primeiro tempo com um leve predomínio do time da casa sobretudo na parte final da etapa e um segundo tempo pouco jogado pelas condições do campo mas que o time de Bento Gonçalves dominou amplamente as ações com inúmeras oportunidades de gol perdidas e proporcionando ao adversário raras chances de ameaçar o seu gol. Não seria injusto se o Deportivo Mustela saísse até com uma vitória de campo tal foi o predomínio na segunda parte do jogo.

Após o jogo os atletas e o restante da delegação descansaram um pouco na sede da agremiação de Pulador e depois deslocou-se para uma outra comunidade onde participaria do jantar-baile promovido por uma turma de formandos como parte da confraternização pelo jogo amistoso.

O jantar estava muito bom, todos puderam matar a fome apesar de dar um baita prejuízo aos organizadores (a fome era grande) e depois todos aproveitaram a animação do conjunto que animou um pequeno baile para os presentes. Queremos aqui agradecer novamente a todo o pessoal de Pulador, a terra do camisa 9, Lê que sempre nos recebe com tanta hospitalidade e carinho. Ao contrário de quatro anos atrás quando só houve o jogo de ida na localidade de Pulador, nesta temporada haverá o jogo de volta em Bento Gonçalves marcado para o dia 04 de outubro de 2014 na Arena Mustela.

Depois de uma sequência de maus resultados, o time do Furão Tricolor enfileirou uma sequencia de empates, algo bastante raro na existência do time. Em toda a história o time tem vinte e um empates, quatro deles agora nos últimos quatro jogos, ou seja vinte por cento dos empates da história foram nessa sequencia dos últimos jogos.

Para o próximo jogo, o time vai até a cidade de Ivoti enfrentar o time local onde sempre as dificuldades são muitas. O jogo está marcado para o dia 13 de setembro de 2014.