No último dia 18 de abril,chegou o grande dia. O Deportivo Mustela que completara cinco anos de existência no último dia 15 de Março, ocorreu a festa de comemoração do Furão com seus amigos, colabores, atletas, parceiros, patrocinadores e simpatizantes. A velha parceria com o CTG Laços da Amizade foi reeditada para a realização do Jantar/Baile de comemoração do aniversário do Deportivo Mustela.
Desta vez a animação ficou a cargo do Grupo Musical Bom DDança e o que se viu foi a mesma organização e animação das edições anteriores. A agitação começou ainda na sexta-feira para a decoração do espaço e os ajustes finais. Trabalho este que prosseguiu no sábado pela manhã e tomou mais intensidade no início da tarde quando os insumos da janta começou a ser reunido. Enquanto isso a escalação dos setores e responsáveis eram ajustados. Obviamente que nesta altura do processo a cerveja foi provada para ver em qual estágio se encontrava e aos poucos os ajustes finais eram dados como a exposição dos uniformes antigos do time e a montagem da Tenda de Produtos do Furão.
A churrascada começava a tomar forma quando depois de espetado o galeto, salsichão e a carne, o fogo foi finalmente acendido para começar os trabalhos. Enquanto isso os trabalhos na cozinha eram intensos para a confecção das saladas e recepção das sobremesas.
Por volta das dezoito horas a churrasqueira ficou para os assadores e o salão ficou sob a responsabilidade dos recepcionistas e mestres de cerimônia. Por volta das dezenove horas os convidados começaram a chegar para a festa, como tudo já estava esquematizado cada espaço reservado de acordo com a venda dos ingressos, facilmente as pessoas foram sendo acomodados. Essa edição não contou com o volume de convidados das últimas onde chegamos a servir mais de quinhentas pessoas no caso do Segundo Aniversário mas foi priorizada a qualidade e a cordialidade. Nada poderia sair errado, e assim foi. Houve uma tranquilidade muito grande no transcorrer da festa.
Um pequeno atraso na chegada de alguns convidados, propiciou que o churrasco ficasse exatamente no ponto. E então as oito horas e vinte minutos iniciou-se a comilança. Carne suculenta, salada no capricho foram destaques na janta.
Finalizado o jantar, foram ajustados os últimos detalhes e procedido o grande evento da noite - a apresentação do inédito uniforme do Furão Tricolor. A nova fornecedora do material, a caxiense Pakuá Sports acompanhou o evento, expôs seu material e uma pequena demonstração do seu leque de produtos. O aniversário de Cinco Anos de existência estava presente no novo uniforme na forma de um selo personalizado estampado na altura do peito.
Mas e o novo uniforme? Ahhh, o novo uniforme é inédito, até aqui o Deportivo Mustela só confeccionou seus mantos baseado nas suas cores o vermelho, o amarelo e o verde. Pois bem, esse é baseado na cor azul celeste e preto. E de onde veio essa idéia? A homenagem vem da camisa que a seleção uruguaia vergou nos seus anos dourados quando vencia a tudo e a todos surgindo a mítica Celeste Uruguaia que representa o Uruguai nas competições de futebol da CONMEBOL e FIFA.
A celeste uruguaia possui uma das mais gloriosas histórias do futebol mundial, tendo conquistado um total de 21 títulos oficiais. Foi a primeira seleção, junto à Argentina, a jogar uma partida internacional fora das Ilhas Britânicas, em 16 de maio de 1901 em Montevidéu.
Seria conhecida como "A Celeste" desde seu primeiro triunfo em Montevidéu, em 15 de agosto de 1910 por 3 a 1, na primeira partida em que utilizou sua camiseta celeste, adotada como emblema nacional em reconhecimento ao triunfo que pouco antes havia conseguido o River uruguaio ante o poderoso Alumni portenho por 2 a 1 com essas mesmas cores.
Historicamente o futebol tem sido um elemento fundamental no que se refere à aproximação da nacionalidade uruguaia e à projeção internacional da imagem do Uruguai como país, no começo do século XX.
A Seleção Uruguaia brilhava nos gramados da América do Sul, a equipe conquistou sua primeira Copa América em 1916. Um ano depois conquistaria o bi-campeonato, dessa vez em casa. Em 1919 perdeu a final para o Brasil por 1 a 0, mas um ano depois conquistaria o tri, novamente em cima dos argentinos. Como a Copa América era disputada de ano em ano até 1929 o Uruguai já tinha sido hexa, vencendo inclusive as edições que sediou o torneio.
Já em nível internacional, o Uruguai começou a brilhar, ao alcançar as medalhas douradas nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, consideradas pela FIFA como mundiais3 . A Seleção Uruguaia deslumbrou na Europa com suas apresentações olímpicas e conquistou a admiração e o respeito do universo esportivo, colocando o futebol sul americano no mais alto plano de consideração numa época em que o dito continente era ainda ignorado no mapa internacional do futebol. Durante 76 anos o Uruguai foi o único país sul americano a ocupar o máximo posto olímpico, honra atualmente compartida com a Argentina que desde Atenas 2004 é medalha de ouro, repetindo o êxito nos últimos Jogos Pequim 2008.
A relação do Furão com o pais vizinho é muito grande, tanto que o grupo de amigos que acabou fundando a agremiação costumava realizar uma viagem anual para o país. E essa proximidade com os charruas inspirou na denominação Deportivo, juntando o nome do time de Bento Gonçalves "Esportivo" com a sua tradução para o espanhol "Deportivo". O Mustela já sabemos o que é (sic). E assim para marcar o quinto aniversário, recriamos um uniforme diferente para homenagear, pegamos o modelo dos primeiros anos de formação da Celeste Uruguaia e ajustamos para uma gola com decote "V" negro e as litras vermelhas, amarelas e verdes posicionada verticalmente no lado esquerdo sob o escudo do Furão para identificar as tradicionais cores do time da Capital do Vinho. No calção preto, as mesmas listras da camisa e meias azuis celestes, com opção para preto conforme o jogo e terno do adversário. O goleiro ganhou um também inédito uniforme vermelho - este sem as listras verticais.
Para demonstrar nosso novo manto, as meninas Daniela Siega, Caroline Bendo e Fabrícia Salini emprestaram suas simpatias e desfilaram na pista do CTG Laços da Amizade. A quem prestamos um agradecimento especial pela colaboração.
Terminado o desfile, o Grupo Musical Bom DDança logo deu início ao fandango para que todos pudessem arrastar o pé e se divertir.
As atrações não paravam por ai, e depois de algumas músicas foi realizado o sorteio dos brindes, começando pela furadeira, depois o forno elétrico e finalmente a TV de trinta e duas polegadas. A furadeira precisou ser sorteada por três oportunidades, já que nas duas primeiras o atleta Lahm e depois o treinador Adroaldo foram contemplados mas abriram mão para que fosse realizado um novo sorteio. Abaixo confiram as imagens dos vencedores, a quem parabenizamos e agradecemos a confiança e presença. Conforme foi lembrado no momento do sorteio, os atletas do Furão além de trabalharem também pagaram seus ingressos concorrendo assim em igualdade de condições com os demais presentes no jantar e a opção de abrir mão do prêmio de forma alguma era obrigatória ou recomendada.
Passado o sorteio, o baile seguiu até a madrugada garantindo a diversão dos presentes e houve até a interação dos mustelas eventualmente cantores, participando junto ao conjunto.
A festa sem dúvida foi um sucesso dentro do planejamento da organização e nos sentimos muito agradecidos pela presença de todos que nos agraciaram com as suas presenças. Um agradecimento especial à:
- aos amigos que trabalharam de forma voluntária para o sucesso da festa.
- aos atletas que diretamente se envolveram desde a venda de ingressos e na execução da festa.
- às meninas que com muita alegria desfilaram com nosso novo terno para demonstrá-lo aos presentes.
- ao nosso novo fornecedor, a Pakuá Sports que acreditou no nosso projeto e participou ativamente da nossa festa.
- Grupo Musical Bom DDança que abrilhantou e principalmente esteve envolvido diretamente com o sucesso da festa.
- CTG Laços da Amizade que novamente nos abriu as suas portas e acolheu a nossa festa.
- a todos os demais que de uma forma ou de outra colaboraram para o sucesso deste evento.
Podemos ter esquecido algum elemento fundamental do processo, mas mesmo assim achamos importante destacarmos estes pois nestes momentos de grandes esforços não mediram consequências para estarem conosco neste desafio e ajudarem no seu sucesso. E é com imensa alegria que cumprimos esse evento, que muitos podem dizer que não foi da grandeza dos anteriores em números mas acreditamos ter sido melhor em qualidade o que para nós é de suma importância visto que o ponto alto do nosso objetivo é bem receber e atender nossos amigos e simpatizantes.
Muito obrigado e até a próxima. No próximo final de semana retomaremos os jogos, contra a boa equipe do E.C. Guarani de São Sebastião do Caí no sábado na Arena Mustela.