home / o clube / História e Simbolos / Símbolos

Para a história... Obrigado, Tarciso e amigos!!!

Publicada em: 11/09/2010

Uma noite para a história do Deportivo Mustela, é assim que podemos definir, a noite de 10 de Setembro de 2010. Na quadra de futebol society do Chuta-Chuta do Humaitá, aqui em Bento Gonçalves, o Deportivo Mustela recebeu a nada mais nada menos do que José Tarciso de Souza, este mineiro de São Geraldo, nascido em 15 dejulho de 1951. Tarciso que iniciou a sua carreira no juvenil do América FC do Rio de Janeiro e em 1973 transferiu-se do América para o Grêmio Portoalegrense onde ficou por longos 13 anos e alcançou vários títulos de grande expressão e mais do que isso, Tarciso alcançou o respeito e admiração de gremistas, entusiastas do futebol e até mesmo do povo do Rio Grande do Sul.

Tarciso, nos deu a honra de partilhar o mesmo espaço na quadra do Humaita, juntamente com os seus ex-companheiros de Grêmio:

  • o ponta esquerda Jurandir de Andrade Arruê (que também jogou no Caxias, Novo Hamburgo, Grêmio, Bahia, Aguila de El Salvador, Brasil de Pelotas, Inter de Lages, Avaí, Hercilio Luz e finalmente Grêmio Bagé, onde pendurou as chuteiras em 1988;

  • o zagueiro uruguaio Atílio Genaro Ancheta Weigel, o grande zagueiro uruguaio da copa de 70, que o Grêmio trouxe para o Olímpico como uma resposta à contratação de Figueroa pelo S.C. Internacional ambos chegaram a capital gaúcha no ano de 1971. Ancheta foi tricampeão uruguaio, e campeão da Libertadores pelo Nacional de Montevideo, depois vestiu a camisa do Grêmio durante 8 anos, Millonarios da Colômbia e em 1982 voltou ao Nacional do Uruguai para encerrar sua carreira. Hoje além dos campos de futebol, costuma demonstrar sua categoria nos palcos como grande cantor de boleros que é.

  • o também zagueiro Luis Eduardo Quadros Lima, nascido em Dom Pedrito, RS, iniciou sua carreira nos juvenis do próprio Grêmio, passando depois pelo Valladollid (da Espanha), Fluminense (RJ), Atletico (MG), Coritiba (PR), Atlético (PR) e finalmente São José (RS) onde encerrou sua carreira.

  • Além desses ex-atletas gremistas, deram espetáculo os amigos Nairo Pivatto, Edson Girardi, Rivelino que durante um bom tempo atuaram como profissionais principalmente no Clube Esportivo de Bento Gonçalves, RS. E o nosso amigo Alosir Sberse, que atuou no gol do combinado Amigos do Tarciso.

Foi, para nós uma verdadeira aula tanto de futebol, como de cidadania, já que Tarciso e seus amigos compartilharam conosco algumas passagens dos seus trabalhos junto à meninos carentes da capital gaúcha, seja ensinando sobre futebol, dando palestras ou ajudando para que estes tenham um caminho melhor.

O evento contou com a divulgação do Jornal Serranossa e da rádio Difusora 890 AM, mais uma vez parceira do Deportivo Mustela.  A comunidade bentogonçalvense atendeu ao chamado, prestigiando o evento dentro das limitações do espaço do ginásio, e contribuindo com a campanha de doação de alimentos para o Lar da Caridade.

Após o jogo, os atletas do Deportivo Mustela, familiares e amigos puderam conversar e tirar fotos com seus ídolos. Principalmente para os torcedores gremistas foi um momento de muita alegria e emoção. Também foi servido um saboroso churrasco. Até mesmo aqueles que passaram pelo ginásio depois de finalizado o jogo, fizeram questão de aproximar-se, tirar uma foto e conversar com os ídolos do passado gremista.

Para todos nós do Deportivo Mustela, foi um momento impar e que para sempre ficará gravado em nossas mentes. Valeu, Tarciso e amigos, esperamos poder reencontrá-los e revivermos esses momentos.

Ouça aqui as entrevistas do final do jogo:





A rádio Difusora 890 AM esteve presente fazendo a cobertura deste evento, clique no player abaixo e confira a cobertura do repórter, Carlos André Borges:

Alguns vídeos, registrados durante o amistoso: