Neste domingo, mais um capítulo do clássico Deportivo Mustela versus Scharlau Associação Esportiva. Diferentemente dos outros encontros, nessa vez o anfitrião foi a Scharlau que caprichou recebendo a equipe do Deportivo Mustela no estádio dos Eucaliptos do S. C. Ivoti na cidade de Ivoti, RS.
Uma bela estrutura, de fazer inveja a muitos times do interior do Estado que disputam a primeira divisão estadual. Vestiários amplos, bom gramado e boas acomodações para a torcida e um restaurante anexo. O S.C. Ivoti ficou bastante conhecido nos últimos anos por um fato extra-campo. O seu escudo era exatamente igual ao do S. C. Internacional de Porto Alegre, RS; só que nas cores azul e branco. E isso causou um impasse que acabou sendo resolvido apenas na justiça, com a determinação de que o time deveria mudar seu logo."
Mas a história do Ivoti tem outros fatos bem mais alegres, o clube fundado no dia 6 de janeiro de 1953 pelos ivotienses Anibaldo Kern, Nei Gomes Estrela, Herbert Fritsch, Paulo Fuchs, Bruno Adami e Oscar Klein. Neste primeiro encontro, ocorrido na antiga sede da Sociedade Atiradores, definiu Oscar Klein como o primiro presidente do alviazul ivotiense. Nestes 50 anos de existência o Ivoti conquistou três veses o campeonato Estadual de Amadores (86, 95 e 2000) e um campeonato Sul-Brasileiro de Futebol Amador(1996). As suas categorias de base também tem uma conquista importante, o campeonato gaúcho de juniores de 1988.Outro grande orgulho é o estádio dos Eucaliptos com capacidade para cerca de 5 mil espectadores.
Mas voltando ao clássico, o dia começou cedo para os atletas do Deportivo e seus familiares, às 7 horas da manhã todos estavam apostos para a partida para o jogo, a bordo do micro-ônibus locado para a viagem, a delegação partiu rumo a Ivoti, já com uma parada para um café programada em Estância Velha, RS. Às 9 horas e 30 minutos a turma chegou ao estádio dos Eucaliptos. Como o combinado era de que o jogo começaria às 10 horas, pontualmente o Mustela entrou em campo.
O jogo começa e a equipe da Sharlau aproveita uma bobeada da defesa do Deportivo que demora para sair na linha de impedimento para abrir o placar. Uma ducha de água fria para a equipe que pensara um jogo completamente diferente de sair correndo atrás no placar.
Aos poucos, sem se apavorar, o time retoma o jogo e parte para o ataque e logo na primeira investida consegue o empate. Um cruzamento da direita, a defesa adversária se atrapalha e acaba marcando contra, 1 a 1 e o Deportivo entra no jogo novamente. E mais adiante seria premiado com um bom chute do jogador Esquerdinha que acertou o canto do goleiro adversário virando o jogo para o Deportivo Mustela.
O primeiro tempo seguiu com algumas jogadas bastante ríspidas de lado a lado. Mas em certo momento a equipe da Scharlau exagerou, uma seqüência de faltas tirou Roby, o principal atacante do Deportivo Mustela do jogo. O lance derradeiro foi uma falta forte por trás, enquanto o atacante partia para a área com boas condições de arremate – mas a arbitragem não deu nem cartão amarelo pelo lance. Isso acirrou um pouco mais ainda a já aquecida disputa.
No segundo tempo, praticamente só com um homem no ataque, o Deportivo tratou de se defender. O jogo passou a ser uma meia linha, ataque contra defesa. Uma pressão só do time da Scharlau que o Deportivo Mustela suportava com unhas e dentes. O tempo passava e tanto a pressão como o nervosismo do time de Scharlau aumentavam minuto a minuto com o gol de empate que não saia.
Foram varias oportunidades, o goleiro Gilmar tirou uma bola no reflexo chutada pelo Biguá e que desviou no zagueiro Lahm, uma bola foi no travessão. O perigo rondava a área de defesa do Deportivo o tempo todo, mas o grande mérito foi que o time manteve a calma e continuou firme na proposta de defender e especular os contra-ataques. E foram nestes contra-ataques que surgiram as maiores polêmicas do jogo.
Numa delas, o meia Vilson avança pela esquerda e é gravateado pelo defensor da Scharlau e este leva somente amarelo. Pouco depois, Vilson novamente arranca e faz uma jogada sensacional passando por três adversários, os dois últimos são impiedosamente driblados com a bola passando por entre as pernas e quando se prepara para entrar na área e arrematar é derrubado por trás e não bastando isso pelo último homem. Lance de expulsão claríssimo, mas o arbitro deu apenas amarelo.
O jogo que já contava com várias discussões devido às circunstancias, torna-se dramático. O Deportivo Mustela segura o mais que pode e o adversário acelera tudo o que dá e ainda pressiona a arbitragem. Cada lance na área é uma gritaria só. O jogo ia se aproximando do seu final, o arbitro já havia sinalizado dois minutos de acréscimo quando em uma bola alçada na área após 3 arremates do ataque da Scharlau seguidos a bola sobra novamente para o atacante chutar e acertar o ângulo direito do goleiro Gilmar, empatando a partida.
Para quem pensava que o empate finalizava toda a questão, o Deportivo ainda teve o zagueiro Rafael expulso por pegar uma bola com a mão na intermediaria como se fosse um goleiro, salvando assim um contra-ataque fulminante do time da Scharlau. A expulsão foi justíssima, ainda mais porque o zagueiro chutou a bola para longe depois do lance, mas a pergunta é “porque o último homem que fez a falta por trás não levou vermelho também?”
E para finalizar o jogo, mais uma polêmica; o lance final o atacante Lê, domina a bola com boas chances de arrematar a gol mas o juiz encerrou o jogo. Mas enfim, foi um grande jogo de muita luta, muita pegada até o último instante. Para o Deportivo Mustela ficou apenas a sensação de que num segundo tempo de muita pressão, contando com um atacante como Roby a história poderia ser diferente seja por prender mais a defesa bem como pela sua velocidade no ataque que poderia render bons frutos em contragolpes. Por outro lado, ao analisarmos a qualidade do adversário, sem qualquer sombra de dúvida um empate como visitante é um resultado excelente, ainda mais se considerarmos as dificuldades que enfrentamos.
Após o jogo, a turma partiu para o almoço e para a cerveja que descia como uma pluma na quente e abafada Ivoti.
Para este jogo o Deportivo Mustela contou com os atletas: Vilson, Esquerdinha, Lírio, Filipe, Rafael, Camilo, Alex, Pauletto, Lahm, Gilmar, Roby, Joel, Kado, Lê, Jesus e Marcelo.
Clique aqui e veja as fotos
Veja os gols do jogo:
Clique aqui e veja a narração deste jogo