home / o clube / História e Simbolos / Símbolos

Deportivo Mustela com alma charrua...

Publicada em: 10/11/2010

O Deportivo Mustela realizou no feriado do dia 15 de novembro um pequeno giro pelos gramados da Fronteira da Paz. A saída de Bento Gonçalves, RS se deu pontualmente com o início do dia 14 (meia noite) defronte a igreja de Santo Antonio, ali estavam atletas, esposas, filhos e amigos que iniciariam a viagem de mais de 600km até Quaraí, RS. Como o comboio envolvia carros e um micro-ônibus, cada um procurou o seu ritmo e ganhou a estrada.

Por volta das 8 horas e 30 minutos começaram chegar ao destino inicial, o Hotel Fenic em Quarai, RS. Apesar de cansados todos estavam animados para o feriadão de futebol, churrascada, cerveja e algumas compras.

Após o almoço do sábado, o pessoal aproveitou para dar  uma relaxada rápida e já houve a primeira invasão ao lado uruguaio. 

Como sempre não faltaram os tradicionais veículos "diferentes" e a boa cerveja uruguaia. Ao final da tarde, com tudo já encaminhado voltamos para o lado brasileiro e começamos a organização para o primeiro jogo da escursão, contra o combinado dos Amigos do Fabiano, aquele mesmo que jogou no Esportivo de Bento Gonçalves e tantos outros do Brasil inclusive.

E o Fabiano caprichou, reuniu um time de altíssima qualidade contando inclusive com profissionais em atividade atualmente como o Marcos Rogério e Rodrigo que recentemente atuaram em times profissionais do interior do estado (SER Caxias, Juventus, F.C. Santa Cruz). Mas o Deportivo Mustela não foge da raia e encarou o jogo com coragem e determinação.

Saiu ganhando com um gol do atacante Lê, tomou a virada para 2 a 1, buscou novamente o empate e chegou a abrir 5 a 2. O adversário, na qualidade buscou o empate chegando ao 5 a 5, mas no finalzinho o Deportivo Mustela fez o sexto e decisivo tento segurando depois o resultado até o final.

Fabiano e o 'Pura', grandes anfitriões no serviço de churrascada em Quaraí, RS

Foi um jogo de grande exigência para a turma do Deportivo que teve pela frente um adversário de qualidade e preparo bem superior ao nosso. Cabe ressaltar que alguns atletas que foram ao Uruguai com o intuito de comprarem uma chuteira nova (Jesus e Lahm) extreiaram o novo equipamento com o pé direito com direito a vitória do Mustela e um gol para cada um dos atletas. O Max que fez sua extreia no campo do Deportivo Mustela também fez um golaço de uma forma bastante atípica, ao afastar uma bola na defesa, acertou um belo chute aproveitando a posição do goleiro adversário adiantada.

Clique aqui e veja a narração deste jogoVer Narração

Após o jogo atletas, familiares e amigos se reuniram em uma grande churrascada no melhor estilo fronteiriço com muita carne de gado e ovelha e lingüiça campeira. um espetáculo a parte.

Depois da janta, é claro que os de frente ficaram para além de colocar a conversa em dia com o amigo Fabiano, para fazer companhia a cerveja, geladíssima. Nessa parte, ouvimos muitas histórias do Fabiano sobre suas vivências no futebol, inclusive do dia em que no Maranhão, adquiriu um "jegue" - imagine-se a cena.

Mas, domingo é outro dia. Combinamos que no domingo sairiamos cedo de Quaraí, passaríamos o dia em Rivera, no final da tarde cumpriríamos o nosso compromisso com o time do Vila Emilia e voltaríamos para jantar em Artigas. E assim foi, perto do meio dia chegamos Rivera e a Mustelada se perdeu pela Sarandi e arredores.

Perto das 17 horas, todos se reuniram e partimos para o campo do Exército, onde realizaríamos o jogo. O calor estava forte e os atletas do Deportivo acusavam o desgaste. Para piorar, o adversário bastante jovem exigiu muita calma e paciência no jogo para que tivéssemos um resultado satisfatório. 

Mas quase ao final do jogo, o time adversário abriu o placar. O Deportivo tinha perdido duas boas chances de abrir o placar, assim como o adversário também tinha tido oportunidades, mas nessa não teve jeito e o Vila Emília foi premiado pela sua qualidade. Após o gol, o Deportivo não teve mais forças para reagir e empatar o jogo.

Apesar da derrota, esse jogo foi um jogo que simboliza o espírito do futebol amador, baseado na amizade e companheirismo. A equipe do Vila Emília, foi de um espírito desportivo fantástico além da sua qualidade técnica. Não bastando isso, ainda fomos agraciados com um troféu como uma lembrança do encontro. Fantástico!!! Parabéns Vila Emília! É com este espírito e exemplo que esperamos nortear o Deportivo Mustela.

Clique aqui e veja a narração deste jogoVer Narração

Terminado o jogo, retornamos a Quaraí nos preparamos e fomos jantar em Artigas onde novamente encontramos nossos amigos quaraienses Fabiano e o "Pura". E dá-lhe cerveja uruguaia novamente. Como o plano era de iniciar a viagem de retorno no dia seguinte, os Mustelas viajantes recolheram-se ao hotel mais cedo nesta noite.

Na segunda-feira, cedinho a turma colocou o pé na estrada novamente, alguns fizeram uma parada novamente em Rivera outros já vieram direto rumo à Bento Gonçalves, RS. O único contratempo foi a fila para passagem na fiscalização da Receita Federal em Santana do Livramento, RS, mas de resto foi um retorno traquilo.

Clique aqui e veja as fotos Ver Fotos