A recuperação do Deportivo Mustela foi imediata, depois da goleada sofrida no sábado passado em casa o time buscou já no final de semana seguinte uma reação. E ela veio, foi contra o excelente time da Associação de Veteranos de Garibaldi que traz em seu plantel grandes nomes que estiveram no futebol amador até recentemente e sabidamente apresenta um futebol de grande qualidade sempre em seus jogos.
O time do Deportivo neste sábado esteve bem mais ligado no jogo e atuou com um espírito de coletividade maior e o resultado veio. Nesta tarde o técnico Alosir esteve somente no inicio dos trabalhos pois tinha compromisso junto ao Clube Esportivo de Bento Gonçalves mas deixou as orientações encaminhadas e o atleta Supla que estava lesionado assumiu as funções a beira do campo e o fez com extrema competência. Até nisso o sábado foi muito diferente, pois essa é uma atitude muito elogiável e mostra que mesmo fora de combate os atletas seguem no espírito da equipe. O Biscuila também lesionado participou ajudando na beira do campo. Paralelamente o time teve a estréia do Rafael De Toni, que a partir de agora estará conosco no grupo.
O jogo iniciou sob o calor do sábado e o time de AVG tratou de utilizar a sua grande marca que é o toque de bola. O time do Deportivo não contava com o zagueiro Alex Alves, além do lateral Biscuila e o centromédio Supla e assim a defesa foi totalmente modificada, entrando o estreante De Toni na lateral, Vilson foi deslocado para o miolo da área e Lahm atuou pela lateral esquerda. No meio, Jesus foi colocado na frente da defesa e Guilherme, Lira e Torres ficaram responsáveis pela movimentação do meio de campo e abastecimento do ataque formado por Lê e Marcelo. O início foi de muito estudo e pouca velocidade, a AVG buscando o toque de bola e o Deportivo tentando se acertar em campo e errando muitos passes.
O Deportivo teve algumas chances de ataque assim como a AVG também teve bons arremates, mas ambos não contavam com um lance em que o zagueiro da AVG tocou a bola de cabeça recuando para o goleiro sem perceber que este tinha saído do gol, resultando num gol contra a favor do Deportivo Mustela.
O gol não desanimou e nem fez com que o time da AVG mudasse o modo de atuar, mas para o Deportivo Mustela foi importante e deu mais confiança para o time que passou a atuar de forma mais organizada e foi premiado com um belo gol do atacante Lê no final do primeiro tempo, um chute no alto encobrindo o goleiro ampliando o placar.
No intervalo, o pedido maior da equipe era para que o meio de campo atuasse de forma mais compacta visando evitar que o time da AVG crescesse no jogo. Mas logo no inicio do segundo tempo, a AVG descontou com uma boa jogada pela esquerda de Valdir que bateu cruzado no alto, quase sem ângulo. Esse gol deu novo ânimo para o time garibaldense, que só não contava com a pronta reação do time de casa, num ataque rápido Guilherme abriu na esquerda para Lahm que lançou Torres dentro da área, quando este foi fazer o giro sobre o zagueiro sofreu o rapa. Pênalti, que o próprio Torres bateu e converteu. O gol foi uma ducha de água fria no time da AVG que passou a pressionar mas desperdiçou as oportunidades criadas enquanto que o Deportivo passou a atuar em contraataques certeiros.
Dessa forma Lê ampliou com um belo gol, tocando por cobertura na saída do goleiro e mais um outro gol no final e com essa trinca de gols teve o direito de pedir música no site do Mustela, então o delantero do Deportivo Mustela pode clicar no PLAY e ouve aí Batendo Água, na versão gravada pelos Monarcas de Erechim, RS. O quinto gol foi marcado por Joel cobrando falta em um lance bastante inusitado pois lembrou o gol feito pelo Andrezinho do Inter de Porto Alegre contra o Cruzeiro de Belo Horizonte recentemente. Foi uma cobrança de falta lateral, onde a bola foi lançada para a área, quicou na frente do gol e ninguém tocou e acabou entrando mansamente.
A AVG ainda descontaria no final novamente através de Valdir cobrando penalidade máximo, marcada meio "no grito" pelo árbitro. O segundo tempo foi um pouco mais agitado com algumas reclamações e discussões, mas como o jogo é um amistoso os atletas foram "convidados" a descançar um pouco ao invés de receberem o cartão vermelho. Primeiro foi o Vilson e o Valdir que "discutiram o jogo" demais e foram advertidos, depois foi o Lira que recebeu uma falta um tanto grosseira com um puxão de camisa e discutiu com o adversário sendo ambos convidados a um "descanço". Mas tudo dentro da camaradagem, sem maiores problemas tanto que depois do jogo todos estavam conversando e confraternizaram tranquilamente.
O elenco disponível para este jogo foi: Mercuti, Lira, Lê, Jesus, Vilson, Rafa, Lahm, De Toni, Supla, Torres, Gilma, Mazzotti, Marcelo, Joel, Guilherme e Eduardo .
O atacante Lê era o mais animado ao final pois além da nova fase onde voltou a fazer gols, neste sábado fez logo três o que permite a ele até pedir música. A avaliação final foi de que o time teve uma atuação consistente, mesmo com as trocas o ritmo seguiu o mesmo com todas as peças altamente comprometidas com o jogo. Mesmo assim, a movimentação do meio ainda não esteve no mesmo nível do jogo de Farroupilha, contra o Nacional por exemplo, mas é questão de ajustar a peças e os movimentos que neste sábado o grupo provou ser capaz de realizar bons enfrentamento.
Para o próximo final de semana teremos o jogo contra o time do Xerifes, também na Arena Mustela e possivelmente teremos a estréia de novos atletas, já que o Deportivo Mustela aproveitando a janela de transferências está agregando novos valores que venha para somar no grupo.
Também é necessário registrar a qualidade do grupo da AVG que nos honrou com esta partida e já marcamos novos amistosos para 2012 e depois do jogo confraternizou com muita alegria.