Neste dia 15 de Setembro, além do aniversário do Grêmio de Porto Alegre, RS que hoje completa 108 anos de sua fundação, uma outra legenda do futebol também ligada ao Grêmio está de aniversário. Trata-se do mineiro de nascimento mas que adotou o Rio Grande do Sul como sua terra, José Tarciso de Souza que a 59 anos nascia na cidade de São Geraldo (MG).
No início, como conta no seu site, Tarciso e seus oito irmãos brincavam e como a maioria dos garotos da época utilizava bola de meia para se divertir, já que bola de borracha ou outros materiais eram raros. Mas o futebol estava presente e aos 14 anos foi tentar a carreira profissional no Rio de Janeiro, sendo reprovado no Vasco da Gama, no Flamengo, no Botafogo e no Bom Sucesso. Mas a garra e o espírito de luta que o caracterizam até hoje, fizeram com que perseverasse e chegou as categorias de base do América, até que quando tinha 17 anos conseguiu seu primeiro contrato profissional. Contrato este que por ser menor de idade foi assinado pelo seu pai, mas mesmo assim já foi uma grande vitória pessoal.
Construiu uma brilhante carreira no futebol onde passou por clubes como:
- America/RJ (1970 a 1973);
- Grêmio/RS (1973 a 1986);
- Goiás/GO (1986);
- Cerro Porteño/PAR (1987 a 1988);
- Coritiba/PR (1989);
- Goiânia/GO (1990);
- São Jose/RS (1990).
A sua carreira iniciou aos 15 anos no América do Rio de Janeiro onde já aos 18 anos colocou a faixa de Campeão Carioca na categoria Infanto-Juvenil.Com o Grêmio, conquistou os campeonatos Gaúchos de 1977,79,80,85 e 86; Brasileiro de 1981; Taça Libertadores de 1983 e Mundial de Clubes de 1983. Pelo Goiás o Campeonato Goiano de 1986 e pelo Cerro Porteño o Campeonato Paraguaio de 1987.
Tarciso ainda tem no seu currículo a Bola de Prata das temporadas 1977 e 78 como melhor ponta-direita do país. Este prêmio criado em 1970 pela revista Placar, destinado ao melhor jogador do campeonato brasileira em cada posição, é mantido até os dias atuais.
Nos anos 70, o América carioca convivia com os grandes times do futebol brasileiro e com suas atuações chamou a atenção do Grêmio que o trouxe para Porto Alegre em 1973. Ali começava uma trajetória fantastica do Tarciso com a camisa tricolor, empilhando títulos e conquistando o respeito e admiração não só de gremistas mas de torcedores colorados por ser mais que um jogador, mas um profissional e cidadão. Com o Grêmio, Tarciso foi campeão gaúcho, brasileiro, da América e do Mundo, tudo o que era possível conquistar na época, Tarciso venceu com a camisa do Grêmio e ainda herdou o apelido de "Flecha Negra" em razão da velocidade nos gramados.
O auge da sua carreira como jogador se deu em 1978 quando foi convocado para a Seleção Brasileira e atuou ao lado de grandes nomes da época como Rivelino, Zico, Reinaldo e Batista. Pela seleção brasileira disputou oito jogos e marcou um gol.
Em 1991, Tarciso começou a atuar com escolinhas de futebol passando a ajudar na formação de novos atletas e principalmente cidadãos demonstrando aos pequenos através do seu exemplo de perfil profissional que uma vida norteada pela disciplina, educação e respeito pode ser muito melhor.
Em 2004 Tarciso entrou para a politica e em 2008 o primeiro mandato legislativo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, RS. A garantia de material escolar gratuito para as crianças de baixa renda de Porto Alegre, a lei da sinalização tátil para deficientes visuais são algumas leis elaboradas, apresentadas e aprovadas pelo Vereador Tarciso em seu primeiro mandato. Além disso Tarciso tem mantido um trabalho muito importante e de forma constante junto a institutos e orgãos educacionais para a inclusão social de jovens seja através de palestras, escolinhas de futebol, realização de eventos. Recentemente foi uns dos envolvidos no Gre-Nal de ex-atletas disputado em Passo Fundo em favor do ex-centroavante da dupla Kita, que passou por um momento muito complicado. Isso mostra que o Flecha Negra é um exemplo ativo e interessado na busca por um mundo melhor.
Este é apenas um pequeno resumo da trajetória desse cidadão, que hoje orgulha não somente gremistas, mas o Rio Grande do Sul inteiro de tê-lo como gaúcho de coração, e nesse contexto está o Deportivo Mustela que o tem não só como padrinho, mas como um exemplo a ser seguido de postura, responsabilidade e cidadania. Por isso, Flecha Negra, que Deus o abençoe e proteja para que possas seguir nessa trajetória brilhante. Parabéns e vida longa, Tarciso!!! Um grande abraço da família Deportivo Mustela que se sente feliz e honrada pelas deferências que sempre dedicaste à nossa associação.