Depois da excelente vitória no primeiro jogo internacional do Deportivo Mustela,e a maravilhosa viagem por terras fronteiriças e uruaguaias um empate meio sem sal na Arena Mustela contra o bom time da A. B. Universitário. Em um sábado de muito calor o dia Mustela começou cedo com as atividades de manutenção do campo com a roçada das laterais do gramado e uma manutenção no sistema de irrigação do gramado, entupido a vários meses. Este infelizmente não pode ser concluido mas ficou bastante bem encaminhado. Agora cabe ao parceiro responsável pelo time do Floresta de veteranos, o Kivi, dar a continuidade nos trabalhos afinal falta somente tirar as bolhas de ar do sistema de irrigação para que a água chegue para irrigar normalmente.
A tarde era de um calor infernal, mesmo com o jogo marcado para as 17 horas mas a temperatura ainda era elevadissima o que motivou aos times fazerem uma parada técnica na metade do primeiro tempo para que os atletas pudessem tomar uma água e recobrar o fôlego.
No jogo deste sábado o Deportivo Mustela, tinha dois desfalques o Detoni e o Joel que por motivos particulares não puderam estar presentes. O jogo começou meio devagar, meio em banho-maria possivelmente pelo calor. Mas o Deportivo era um pouco melhor distribuido no gramado e dominando o jogo. E logo após a parada técnica o Deportivo Mustela abriu o placar em uma bonita jogada pela direita e a bola chegou até o meio-campista Jesus que desviou com categoria do goleiro.
Depois disso o jogo caiu bastante e o time passou a preocupar-se mais com os erros de arbitragem do que jogar e caiu de produção. A arbitragem errou, é fato, mas errou para os dois lados e árbitros erram todos os dias, lembremo-nos da última Copa Mundo quando o renomado árbitro uruguaio Jorge Larrionda e seus auxiliares erraram bisonhamente ao anular um gol legítimo da Inglaterra contra a Alemanha. Esse gol, causou um prejuízo enorme aos selecionado inglês que dimensionado no cenário de uma Copa do Mundo equivale falar de milhões de dólares à Liga Inglesa. Mas nem por isso o selecionado inglês perdeu a compostura dentro de campo, pelo contrário honrou a estirpe dos lordes ingleses.
Acho que é nisso que o Deportivo Mustela que já deu tantas demonstrações de grandeza deve espelhar-se. Pois assim demonstrará que é muito maior do que um jogo, uma arbitragem ou mesmo uma simples derrota dentro do campo. Nessa de reclamar da arbitragem, o treinador Alosir Sberse foi excluido pela arbitragem e não pode orientar o time no segundo tempo.
No segundo tempo o time não pode contar com os atletas Vilson e Rafael que tinham o batizado da pequena Joana e sairam no intervalo. Na volta do intervalo, o time do Deportivo Mustela caiu um pouco de produção e passou a ter problemas na marcação no meio de campo e isso culminou com o gol de empate do Universitário.
Analisando friamente o jogo, o jogo teve dois tempos distintos o primeiro totalmente na mão do Deportivo Mustela e o segundo do Universitário e assim o resultado de 1 a 1 foi justo pelo que as equipes apresentaram em campo. Neste jogo o Deportivo contou com os seguintes atletas: Rafael, Marcelo, Lahm, Gargioni, Guilherme, Lê, Jesus, Gilmar, Ninja, Vilson, Torres, Biscuila, Mazzoti, Supla, Sandro e ainda o treinador Alosir Sberse.
Assim o Deportivo despediu-se da Arena Mustela na agenda de 2011, agora os dois próximos compromissos são fora de casa, o primeiro contra Confraria de Garibaldi e posteriormente contra o Tupi de Mundo Novo, em Farroupilha. Esse será também a partida de encerramento da agenda de 2011 e será complementada com um almoço nas dependências do Tupi F.C.