home / o clube / História e Simbolos / Símbolos

Se não fosse a arbitragem, teria sido perfeito

Publicada em: 20/12/2011

Diferentemente dos últimos finais de semana em que o Deportivo Mustela entrou em campo normalmente aos sábados, neste o jogo foi no domingo pela manhã, Justamente com a finalidade de realizar uma confraternização através de um almoço após o jogo e fazer o encerramento das atividades do time na temporada 2011.

O jogo foi marcado para as 10 horas no estádio Agostinho Lazzari, na localidade de Mundo Novo, interior de Farroupilha(RS) contra o time local, a S.E.R.C. Tupy. Esta sociedade também ficou responsável pela elaboração do almoço para a confraternização, um churrasco, acompanhado de galeto, massa colonial e saladas.

A turma reuniu-se as 8 e 30 da manhã no posto de combustíveis próximo à pipa pórtico e partiu rumo a Mundo Novo, afinal o jogo estava marcado para as 10 horas da manhã, mas a equipe local demorou um pouco para chegar e organizar-se o que atrasou o evento permitindo que a turma se divertisse com o jogo final do Mundial de Clubes da FIFA entre Santos F.C. e F.C. Barcelona da Espanha, e diga-se de passagem uma verdadeira aula de futebol bem jogado por parte do time do Barcelona.

Iniciado o jogo, o que se viu foi que o Deportivo Mustela não repetia as últimas boas atuações, errando passes e pecando nas finalizações. No primeiro tempo, o Tupy atacou praticamente duas vezes somente e marcou dois gols. Por outro lado, o Deportivo tinha o domínio, a posse de bola mas não finalizava bem. Mesmo assim foi para o intervalo com a igualdade no placar em 2 a 2 com dois gols do atacante Jesus.

O destaque negativo, já no primeiro tempo foi a arbitragem desastrosa do jogo. No primeiro gol do Tupy o atacante partiu em completo impedimento, mas além disso muitas faltas invertidas, não marcadas, outras inventadas e durante o jogo, uma série de impedimentos do ataque do Deportivo Mustela apitados a partir da outra intermediária o que corroborava o grande número de erros nestas marcações. O fiasco arbitral seguiu no segundo tempo, quando o árbitro chegou a marcar falta contra o Deportivo Mustela num lançe que o atacante do Tupy escorregou no campo sozinho. O time local constrangido com a marcação absurda devolveu a posse de bola na cobrança.

A confusão foi tanta que pelo menos dois jogadores receberam dois cartões amarelos durante a partida, em um dos casos o cartão foi motivado por que dois jogadores do Deportivo Mustela conversavam tentando ajustar a marcação e o árbitro entendeu que a cobrança era com ele. E no final do jogo, o lance mais discutido foi na cobrança de uma falta lateral à área defendida pelo Tupy, Vilson cobrou e o árbitro apitou quase ao mesmo tempo marcando impedimento, porém a bola foi em direção do gol sendo desviada por um defensor que acabou marcando contra. Nem se discute se havia atletas do Deportivo Mustela adiantados, o que possivelmente não aconteceu, mas o chute direto ao gol e com desvio do defensor descaracteriza qualquer marcação de impedimento.

Essa situação toda, causou um grande desconforto afinal o time local tem condições de enfrentamento jogando futebol sem precisar desse tipo de artificio para vencer seus jogos. Sem contar que um evento dessa natureza é uma confraternização e uma arbitragem desastrada assim só mancha o evento que por sorte encontrou uma turma com dissernimento como a do Mustela que contornou a situção e evitando uma confusão maior.

No inicio do segundo tempo o Deportivo Mustela, chegou a virar o placar para 3 a 2, mas em dois erros de posicionamento da marcação acabou sofrendo dois gols e o jogo acabou com o placar de 4 a 3 para os donos da casa.

A equipe do Mustela, até teve bons momentos no jogo quando colocou a bola no chão, trocou passes e fez inversões de jogo mas no geral perdeu gols incríveis e ao contrário dos jogos anteriores, dessa vez não esteve bem no sistema defensivo. Errou muito no posicionamento e na marcação atrás e nas finalizações no ataque.

Depois do almoço a equipe fez uma rápida reunião onde o Rafael dirigiu-se aos atletas e falou do grande ano que tivemos e do desejo de que em 2012 possamos novamente estarmos juntos e fazermos com que o Deportivo Mustela cresça ainda mais. Em seguida, foi procedida a entrega da premiação para os atletas com a melhor e a pior média de notas do Cartola Mustela. Com a melhor média ficou o atleta Guilherme Simioni e com a pior média o atleta Ninja. Salientamos que essa premiação é uma brincadeira para envolver os atletas e estimular a participação através do site. Para a melhor média foi entregue um barril de Heinecken e para a pior média um prêmio surpresa, que na hora descobriu-se que tratava-se de uma melancia. Ambos os atletas premiados receberam dois copos de cerveja personalizados do primeiro aniversário do Deportivo Mustela.

Em 2012 a brincadeira estará de volta e terá uma contagem somente com os jogos de 2012, assim como a artilharia que também será dividida, uma contagem da temporada e outra acumulativa. A administração do site do Deportivo Mustela também está aceitando sugestões para a criação de outras brincadeiras com essa natureza. As sugestões podem ser encaminhadas por e-mail ou mesmo diretamente ao responsável pelo site, o Lahm.

Em seguida, o tema foi a camisa retrô que confeccionamos de amostra e que foi apresentada ao público para que todos a conhecessem e dessem os seus pareceres.

Também foi lembrado da finalização das parcelas da obra da reconstrução do alambrado do campo do Floresta e que para a temporada de 2012 as mensalidades terão uma aplicação mais direcionadas ao time e também falamos sobre o processo de negociação com os novos patrocinadores para a temporada 2012/2013 que ainda continua em aberto.

Ainda na cerimônia de encerramento alguns atletas fizeram uso da palavra como o Vilson, Guilherme, o treinador Alosir Sberse entre outros mas todos na mesma linha de união, companheirismo e até um espírito de família que faz com que o grupo esteja sempre muito próximo  e atue com os mesmos objetivos.

A cerimônia encerrou-se com uma oração na qual atletas, familiares e amigos, abraçados agradeceram por mais um ano de união e muitas alegrias, afinal neste último jogo estiveram presentes todos os atletas ativos do elenco e que junto aos familiares e outros amigos confraternizaram juntos num almoço que contou com quase 40 pessoas ligadas ao Deportivo Mustela. Ao Tupy, os agradecimentos do Deportivo Mustela pois embora tenha havido alguns problemas dentro de campo com a arbitragem, no restante fomos bem recebidos e isso é o mais importante de tudo.

Agora a equipe do Deportivo Mustela sai de férias, num recesso que termina no dia 1º de Fevereiro, uma quarta-feira a noite, com um jogo na sede do Fim de Carreira em Garibaldi(RS). Após este jogo, haverá uma janta e aproveitaremos essa janta para nos reunirmos e encaminharmos os primeiros jogos da temporada de 2012. Enquanto isso, o Deportivo Mustela deseja a todos os seus atletas, familiares, amigos e adversários um Feliz Natal e um Feliz 2012.