É terminada temporada de 2011 e este ano foi de muitas batalhas e dificuldades. Tivemos alterações de rumos, perdemos companheiros pelos mais diversos motivos e decepções. Foram jogos marcados e cancelados por motivos climáticos que entristeceram o nosso final de semana, jogos que o adversário não esteve no mesmo nível do espírito esportivo do nosso grupo, enfim algumas coisas não sairam como esperávamos.
Mas por outro lado tivemos grandes alegrias e motivos para comemorar, foram batalhas vencidas que nos dão orgulho de dizer que passamos por algo que nos fez melhores, conhecemos pessoas que nos tornam partes de um seleto grupo de pessoas que conseguiram isso e realizamos eventos esportivos da mais alta qualidade com outros times que nos brindam com a sua amizade e parceria fazendo com que o Deportivo Mustela sinta-se de peito inflado de orgulho de pertencer a um segmento de esportistas que fazem do futebol uma ferramenta de amizade, de confraternização e bem-estar a ser disfrutada entre amigos verdadeiros.
Iniciamos o ano, com um evento totalmente diferente, participando de um torneio de Futebol Sete, no distrito de Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula(RS). Algo impensado até ali para muitos dos integrantes do Deportivo Mustela até aquele momento. Uma peleja quente debaixo de um sol escaldante, com 14 times dos mais diversos perfis e origens. Pessoal com vivência no futebol dos bairros de Caxias do Sul (RS) como Marianinha, Reolon, São Caetano entre outros, acostumados com a disputa pesada destes torneios. Mas o Mustela embora com um grupo reduzido não fez feio, caiu em uma chave dificilima com o time local que terminou como segundo colocado e o sempre complicado time do bairro São Caetano. O Deportivo conseguiu dois empates e arrancou na garra uma classificação para a fase seguinte quando foi derrotado nos pênaltis pelo 3º colocado no torneio. Mas ainda assim, além de demonstrar garra, companheirismo e bravura, ainda trouxe um troféu pelo 7º lugar no Evento.
Sete dias depois, o Deportivo Mustela abria o seu calendário na temporada 2011. Um jogo, debaixo de muita chuva e gramado enlameado diante do bom e organizado time da Tribo F.C. de Garibaldi(RS) no campo do Internacional de Marcorama, interior de Garibaldi(RS). O início de temporada foi muito sentido pelo time que combinou uma estratégia de jogo no vestiário, mas em campo não conseguiu colocar em prática e acabou impiedosamente goleado por 4 a 0. Não foi o início esperado, mas enfim, leva-se o aprendizado para a seqüência da temporada.
Na seqüência do calendário, houveram cancelamentos e o novo jogo só aconteceu contra o The Charles Millers, quando aconteceu a estréia do Deportivo Mustela na vigência do contrato de parceria firmado com a Sociedade União Floresta para utilização do seu campo. Essa partida, teve uma série de peculiaridades como um placar elástico de 7 a 3, o que não refletia a realidade do jogo; mas também teve o atacante Joel em grande tarde marcando 3 gols, teve a reabilitação do time após o desastre do primeiro jogo da temporada e fundamentalmente teve o início de uma grande amizade com o pessoal do The Charles Millers que vieram a torna-se um dos times com os quais o Deportivo Mustela tem grande afinidade.
Após este jogo, o grupo concentrou suas forças e atenções na formatação da festa de 1º aniversário da associação. A festa ocorreu no dia 19 de março e foi um grande sucesso. Com toda a equipe engajada no sucesso do evento, realizamos um grande jantar-dançante com a participação de mais de 300 pessoas nas dependências do CTG Laços da Amizade, com a animação do grupo gauchesco Rastro do Vento e com a participação de amigos e simpatizantes de Bento e outras localidades e até do padrinho do Deportivo Mustela, o ex-atleta do Grêmio Portoalegrense José Tarciso de Souza que brindou-nos com a sua presença, fazendo a alegria dos gremistas que se fizeram presentes no evento. Também estiveram conosco o pessoal das empresas Transportadora BLZ e Mecânica JLM Diesel, os nossos patrocinadores da temporada, que além de nos prestigiarem neste evento puderam conferir o resultado do investimento realizado através da apresentação do novo uniforme do Deportivo Mustela, atraves de um desfile abrilhantado por duas modelos.
A realização deste evento, além de divulgar o Deportivo Mustela, propiciou a afirmação de que o grupo é responsável e capaz de realizar grandes eventos.
No dia 02 de Abril, o Deportivo retornou às suas atividades dentro de campo, com um jogo na Arena Mustela. O mês de Abril, marcou o início de uma fase bastante ruim para o time dentro de campo e que perduraria até o inicio do mês de junho. O primeiro jogo foi contra o time do Barcelona de Bento Gonçalves(RS). Este foi um jogo, remanejado, pois o real adversário cancelou o compromisso. O time do Deportivo Mustela, entrou em campo com alguns desfalques mas depois de um péssimo primeiro tempo, foi para o ataque no segundo tempo e massacrou o adversário. Montou uma estratégia, que sufocou o adversário transformando o jogo em um ataque contra defesa o que propiciou que o 2 a 0 contra fosse transformado em um 2 a 2. Mas na insistência pela vitória, o time acabou tomando um gol de contra-ataque que determinou nova derrota por 3 a 2. O resultado foi completamente injusto, mas o que fica é o placar final do jogo e nisso o Barcelona foi mais eficiente e ganhou o jogo.
No dia 09 de Abril, o adversário era o Bola de Gude e o mando jogo era do adversário. O Deportivo fez um grande primeiro tempo e parecia que conseguiria a reabilitação, mas a formação que conseguiu impor-se no primeiro tempo acabou sendo alterada no segundo e foi novamente massacrada pelo adversário finalizando o jogo com o placar de 4 a 2. Esse jogo, marcou um grande debate sobre o rumo do time na temporada e a cobrança foi grande pelo empenho dos atletas. A derrota até pode ser admissível, mas perder lutando, vender caro a derrota era o mínimo que se espera de um grupo que sai de casa para jogar uma partida de futebol. Com esse debate começara um novo desenho da equipe para o restante da temporada.
No final do mes de Abril um lampejo de lucidez e um resultado positivo. Era a estréia do novo uniforme. E o Deportivo Mustela foi até a Linha Eulália, jogar contra o Internacional local no estádio Germano Arduino Toniollo e a vitória veio em um gol de pênalti marcado na segunda etapa, que confirmou a vitória de 2 a 1 na estreia do novo terno. Aliás este é uma escrita que o Deportivo vem mantendo ao inaugurar seus ternos de jogo com vitórias.
O mês de Maio, foi marcado por jogos contra equipes de muito boa qualidade e isso contribuiu para que os resultados não fossem bons, afinal as mudanças no time ainda estavam em andamento e o time ainda não tinha adquirido um novo formado e permanecia cometendo os mesmos erros. Ainda no mês de Maio, no dia 16 foi publicado o resultado da Ação Entre Amigos do Deportivo Mustela onde foram sorteados 10 prêmios pela Loteria Federal no sorteio nº 4551 do dia 07 de Maio de 2011.
O primeiro jogo foi contra o E. C. Planalto e lembrou o jogo contra o Barcelona de Abril. Embora a qualidade reconhecida do adversário, mas o Deportivo Mustela teve bons momentos e não conseguiu converter em gols as suas oportunidades e o adversário bem mais efetivo abriu 2 a 0 e ficou com a vitória.
Na seqüência, recebemos o time do La Barca F.C. de Porto Alegre(RS) com o radialista Cleber Grabauska e a sua turma na Arena Mustela. Um time de qualidade reconhecida e novamente o Mustela saiu com um jogo cadenciado, abriu o placar mas tomou a virada e no final acabou goleado por 4 a 1. Neste jogo, perdemos o jogo, o nosso treinador e decidimos dar um basta na situação. Uma nova atitude teria que ser demonstrada em campo. O objetivo do time é divertir-se através do futebol mas, isso incluir brigar pela bola, lutar, correr demonstrar aguerrimento. A falta dessas características fizeram com que o nosso treinador perdesse a paciência e pedisse para deixar o comando técnico. Mas no jogo, foi a oportunidade de conhecermos novos amigos, com os quais já firmamos o compromisso de realizar dois jogos no ano de 2012.
O último jogo do mês, foi contra o Sharlau A.E. de Novo Hamburgo(RS) no Complexo Esportivo do São Paulo, no bairro Borgo. O ambiente não era bom para o jogo, afinal enfrentar o tradicional adversário em um momento de grande instabilidade não parecia ser o ideal. Nem a estreia do novo treinador, Alosir Sberse parecia ser um fator que modificasse o estado anímico do grupo. E o desastre anunciado acabou se confirmando. Até o juiz contratado para o jogo errou o local do evento, o que acarretou a troca do prestador desse serviço.
Novamente o time saiu ganhando, tomou a virada, perdeu a tranquilidade e acabou novamente goleado. Pelo menos, dessa vez o time teve garra e lutou até o fim - faltou no entanto qualidade e peças de reposição pois foram inúmeras lesões neste dia. Mas a partir desse jogo um novo time parecia nascer, com uma nova cara, um novo espírito e o grupo novamente tinha ânimo para se re-erguer.
Os resultados apareceram no mês de Junho, em dois jogos fora de casa o Deportivo obteve duas vitórias significativas. Primeiro no dia 04 de Junho, em Garibaldi(RS) contra o time da Associação de Veteranos de Garibaldi. O Deportivo esteve bem mais consciente em campo, organizado, sob o comando do novo treinador obteve uma grande vitória pelo placar de 5 a 2.
No dia 18 de Junho o time foi até o bairro São Luiz de Farroupilha (RS), jogar contra o time da A. E. Nacional, um time extremamente jovem, de alguma qualidade mas que não se encaixa no nosso padrão de adversários. A atuação do Deportivo Mustela foi uma das mais equilibradas de toda a temporada, o que propiciou uma goleada de 5 a 0, fazendo com que o adversário demonstrasse todo o seu destempero.
A boa fase prosseguiu no mes de Julho, no dia 09 o Deportivo Mustela recebeu o bom time do Confraria F. C. da cidade de Garibaldi (RS) na Arena Mustela e com alguma dificuldade impôs uma derrota ao adversário pelo placar de 3 a 2. Esse foi um jogo no qual o Deportivo novamente teve dificuldades para transformar as oportunidades de gol criadas em números no placar final.
A agenda de jogos, previa para o dia 23 de Julho, o jogo de volta contra o time da Tribo F.C. na Arena Mustela. Mas as chuvas torrenciais impediam a realização do jogo. Novamente a parceria entre os times possibilitou que o jogo fosse realizado, atraves do adversário conseguimos locar o estádio Aquilino Meneguetti no interior de Garibaldi (RS) e lá obtivemos uma bela vitória de virada por 3 a 1 diante do bom time da Tribo F.C.
O mês de Agosto, já apresentou um revés. Foi no dia 06, quando marcamos um jogo contra o time do São Cristóvão F.C. aqui da cidade de Bento Gonçalves(RS). Esse foi um jogo que incluimos na agenda em função dos inúmeros cancelamentos que as constantes chuvas do invernos impôs ao calendário do Deportivo Mustela. E o jogo provou que não deveria ter sido marcado. O adversário foi para campo com bebidas e isso causou um mal estar com o locatário da Arena, alem de atitudes anti-esportivas durante o jogo fizeram com que esse jogo fosse classificado como um evento a ser esquecido. Em campo, derrota de goleada por 6 a 2 e muita confusão.
Já no dia 13 de Agosto, uma goleada novamente por 6 a 2 marcou a reabilitação do Mustela frente ao time da Associação de Veteranos de Garibaldi. Esse jogo marcou também a recuperação do atacante Lê que marcou 3 gols e a consciência de que o time estava amadurecendo e criando um padrão de jogo.
Em Setembro, bons jogos com uma derrota e dois empates. A derrota aconteceu frente ao excelente time do E.C. São Gotardo da Linha Demari em jogo realizada na Arena Mustela no dia 03. Foi um jogo disputadíssimo, com alternância de domínio de ambas as partes e qualquer um dos dois times poderia sair vencedor. O São Gotardo saiu vencendo na primeira etapa e o Deportivo conseguiu o empate e quando o jogo se encaminhava para terminar um empatado o São Gotardo acabou marcando numa cobrança de falta.
No dia 10, o jogo marcado era para ser contra o time do Bola de Gude, mas por uma confusão do adversário no controle da sua agenda marcando dois jogos para o mesmo dia, acabou redirecionando para o enfrentamento com o Kamelus F.C. e o jogo foi complicado. Um jogo truncado, com muito barulho e pouco futebol e assim o jogo terminou mesmo em um 0 a 0 apesar de que o Deportivo Mustela perdeu pelo menos duas chances sobre a linha do gol para marcar.
No final do Mês, o jogo foi contra o Hakuna Matata F.C. outro time jovem mas que deu gosto jogar contra. Apesar do estado lamentável do gramado da comunidade São José da Busa de Pinto Bandeira, os dois times tiveram um enfrentamento equilibrado e de alto nível. O Hakuna saiu na frente e o Deportivo Mustela empatou no segundo tempo colocando justiça no placar. Dá pra dizer que cada time dominou um tempo e ai está a justiça no placar.
O mês de Outubro iniciou com um jogo no dia 8 contra o Capivara F.C. no campo do Rosário de Pinto Bandeira. O adversário veio para campo com um time recheado de jovens principalmente no ataque, mas o Deportivo Mustela fez um jogo muito bem equilibrado. Após um primeiro tempo finalizado sem gols, no segundo tempo o Deportivo abriu 2 a 0 e apesar de sofrer um gol no final acabou vencendo o clássico dos bichos de Bento Gonçalves. Esse foi um dos jogos que mais exigiu do sistema defensivo do Furão Tricolor pois o ataque adversário abusou da velocidade, mas neste dia a defesa atuou com muita atenção e dedicação e foi fundamental para a vitória.
Na seqüência, no dia 16 de Outubro, viagem a Ivoti(RS) para enfrentar o time da Sharlau A.E. e em micro-ônibus fretado junto à empresa Monte Belo a delegação partiu rumo ao estádio dos Eucaliptos na cidade de Ivoti. O jogo foi muito equilibrado mas no segundo tempo o time da Sharlau abriu o placar em um erro de marcação definindo assim a sua vitória.
O último jogo do mês de Outubro, marcou um grande fiasco desportivo proporcionado pelo time da A.E. Nacional de Farroupilha(RS) no jogo de volta da goleada de Junho por 5 a 0. O adversário veio para uma batalha campal com bebidas, foguetes e pouco espírito esportivo. O grupo do Deportivo parecia desmobilizado diante de tanta estupidez que nem lutou contra a derrota por 3 a 1 para um adversário que mesmo ganhando, não contente ainda partiu para a agressão dentro de campo o que motivou o encerramento do jogo. Este é mais um time fora do calendário do Deportivo Mustela para as próximas temporadas.
No último final de semana do mes de Outubro, uma parte dos atletas do Deportivo realizou uma caminhada até o Santuário de Nossa Senhora de Caravággio, na cidade de Farroupilha(RS) para agradecer as bençãos recebidas em forma de sáude, força e paz e pedir a renovação dessas bençãos para o futuro a todos os atletas, familiares e amigos do grupo.
O mês de Novembro começou com uma grande atuação frente o time da FF Móveis em jogo realizado na Arena Mustela, no dia 5. Era o jogo preparativo para a viagem ao Uruguai e o time não decepcionou vencou por 9 a 2 e ganhou ânimo para a viagem. Naquela altura, os atletas com disponibilidade de tempo, já faziam treinos fisicos e técnicos na Arena Mustela duas veses por semana e neste jogo já pudemos notar que algumas jogadas ensaiadas foram executadas durante a partida com sucesso.
No dia 13 de Novembro, o grande jogo do ano do Deportivo na cidade de Artigas na República Oriental do Uruguai contra o Consulado do Grêmio de Quarai. Em uma verdadeira caravana a delegação do Deportivo Mustela partiu de Bento Gonçalves (RS) rumo à cidade de Quaraí(RS) numa viagem de quase 700 quilômetros para rever os amigos de longa data de Quaraí e novos amigos que lá nos aguardavam como o pessoal do Consulado Gremista e o Edson Inchauspe de Santana do Livramento(RS) com o qual marcamos dois jogos para 2012 incluindo a S.E.R. Barcelona no calendário do Deportivo Mustela.
A recepção quaraiense foi fabulosa, com direito a disponibilidade de campo para treino recreativo em 2 toques na tarde de sábado, e no domingo, carreata até o estádio Matías Gonzales em Artigas, entrada em campo perfilados com execução dos hinos do Uruguai e do Brasil antes do amistoso, caracterizando assim o primeiro jogo em terras internacionais do Deportivo Mustela.
Na partida, vitória suada do time do Deportivo Mustela por 3 a 1 e depois do jogo uma churrascada com direito a entrega do troféu e medalhas do jogo. A passagem pela fronteira rendeu ainda ao Furão Tricolor uma participação no programa ao vivo da web rádio mantida pelo Consulado Gremista daquela cidade. O somatório rendeu uma atividade única e exclusiva realizada pelos mustelas que demonstrou a capacidade de união e espírito de amizade da turma em torno de um jogo de futebol.
Na volta dessa viagem, o time encerrou o mês de Novembro com um empate frente ao bom time da Associação do Bairro Universitario. Na despedida da Arena Mustela no calendário de jogos do ano de 2011, foi um empate da ressaca, com o placar de 1 a 1.
Para o mês de Dezembro, os dois jogos restantes eram fora de casa. O primeiro, no dia 10 contra o time do Confraria FC de Garibaldi(RS) foi realizado no campo da antiga sede da Associação dos Motoristas de Garibaldi(RS). Um belo campo por sinal e que foi palco de uma tranquila goleada do Deportivo Mustela por 5 a 0. Neste jogo destaques especiais para Lê e Jesus que marcaram 2 gols cada, faltando muito pouco para pedirem música no site do time.
Ainda antes do primeiro jogo do mês de Dezembro, uma pausa para a teoria do Futebol com uma aula tática proporcionada pelo pessoal do The Charles Millers, juntamente com o jornalista Eduardo Cecconi do portal GloboEsporte.com que idealizaram o evento Papo Copero no bar Ferrovia Cult em Bento Gonçalves. Em 4 horas foram abordados conceitos táticos, histórico da evolução dos sistemas táticos e análises práticas com vídeos e comentários. Um evento da maior qualidade, ao qual o Deportivo Mustela parabeniza aos organizadores pela realização e coloca-se a disposição para os próximos.
Após o jogo alguns atletas do Furão Tricolor acabaram colaborando com o mandatário do campo atualmente, o time do Flamengo A.C. do bairro São Roque que por falta de atletas solicitou essa colaboração para o enfrentamento contra o time do E.C. Azulão de Caxias do Sul(RS).
E para finalizar, o último compromisso marcado foi cumprido no dia 18 de Dezembro nas dependências da sede da S.E.R.C. Tupy da localidade de Mundo Novo, interior de Farroupilha(RS). No jogo, uma vergonha a atuação do árbitro local que culminou na derrota por 4 a 3 para o time local do Tupy. Mas depois, o fim da temporada 2011 foi celebrada com um churrasco e uma confraternização entre atletas, familiares e amigos do Deportivo Mustela. Na oportunidade, foram premiados os atletas com maior e menor média de pontos nas votações do Cartola Mustela. O atleta Guilherme obteve a melhor média com 7,7 pontos em 16 jogos e o atleta Ninja ficou com a pior média 0,8 em dois jogos. A melhor média garantiu um barril de cerveja de 5 litros e dois copos personalizados. Os copos também foram entregues à pior média, porém numa brincadeira complementados com uma melancia.
Ainda na confraternização de encerramento, a turma lembrou do grande ano que tivemos em 2011 com parceria, companheirismo e amizade dentro do grupo mesmo com as dificuldades que o ano apresentou e também as grandes alegrias que tivemos também. Foram relatadas algumas informações financeiras, os investimentos no campo do Floresta e o destino das mensalidades de 2012 já que teremos novas despesas visto que no calendário do ano que vem teremos viagens programadas para várias cidades e que poderemos utilizar esses valores para subsidiar o transporte.
Para 2012, novas cidades estarão sendo visitadas pelo Deportivo Mustela como Arroio Teixeira, Gramado, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Caxias do Sul e Vacaria, todas no Rio Grande do Sul mas que darão um novo perfil ao calendário do Furão Tricolor com novos amigos e novos desafios.
Dessa forma, nos resta agradecer a força que recebemos durante esse ano para realizar tudo o que conseguimos fazer em prol do Furão e sonhar com um 2012 cheio de força e saúde para que continuemos a crescer enquanto time, associação e grupo de amigos.
Para a temporada de 2012 já temos algums definições importantes como o calendário de jogos completamente fechado para toda a temporada, as datas para a realização do segundo jantar-baile de aniversário do Furão Tricolor e os lay-outs do novo terno de jogo. A confecção dos mesmos está apenas aguardando o processo de negociação com o patrocinador da próxima temporada.
Então a todos os atletas, familiares, amigos, patrocinadores, mídia de comunicações e simpatizantes um grande abraço e os mais sinceros desejos de um Próspero Ano Novo, que todos os seus sonhos se realizem plenamente e que possamos contar com a amizade e o espírito desportivo de todos aqueles que formam e interagem com o Furão Tricolor de qualquer forma.