Um jogo totalmente atípico, assim podemos definir o amistoso deste final de semana do Deportivo Mustela contra o E.C. Arroio Teixeira no estádio Jacob Galimberti no balneário de Arroio Teixeira. Isso porque o resultado não diz o que foi o jogo, de forma nenhuma.
A preparação para o jogo começou na sexta-feira, quando alguns integrantes da delegação já iniciaram o deslocamento para o litoral onde a maioria chegou por volta das 22 horas. De cara um susto com a precariedade do hotel, os hotéis melhores não toparam fazer reservas para apenas 1 dia, menos mal que alguns atletas conseguiram remanejar suas reservas e com alguma sorte ainda encontraram vagas em outros estabelecimentos. Resolvidas as questões das hospedagens, o primeiro grande evento foi montar uma churrasqueira portátil e o material de pesca na praia e pescar comendo uns petiscos.
Vencida essa etapa, o sábado era o dia da chegada do restante da turma e foi o que aconteceu. A tarde uma grande bagunça de mustelas nas areias de Arroio Teixeira e que terminou numa churrascada na beira da piscina do hotel.
No domingo pela manhã, juntaram-se ao grupo os atletas que ainda tinham compromisso em Bento Gonçalves, RS como o Vilson e o Marcelo, o Gilmar DallAgnoll. O Mazzoti que era o outro que estava de férias no litoral, já havia dado as caras no sábado, afinal estava ansioso pela sua estréia na temporada de 2012.
O jogo inicialmente programado para as 10 horas, sofreu um atraso por parte dos anfitriões que apareceram para o jogo somente as 11 horas. A ausência no grupo do Mustela, além do Torres com compromissos profissionais e o Guilherme lesionado e que ficará afastado da bola por um bom tempo, o meio-campo Sandro que acabou tendo que retornar a Bento Gonçalves por força de um problema de saúde na família.
Mas no jogo o Deportivo Mustela, começou dominando amplamente o jogo, por veses o adversário passava até minutos sem conseguir transpor a linha divisória do gramado. Mas o grande problema do primeiro jogo voltou a aparecer, o Deportivo quase não finalizava e quando fazia, era de forma ineficaz.
O Tricolor perdeu algumas chances claríssimas de gol e foi punido, num balão para o ataque. O Mustela que não contava com um goleiro de ofício, foi para o jogo com o Vilson no gol, e sem ritmo de jogo, viu o atacante adversário antecipar-se na entrada da área e desviar para posteriormente completar para o gol vazio e abrir o placar. O goleiro Gilmar até que tentou mas viu seu joelho acusar a lesão novamente e afasta-lo do jogo.
Após esse gol, o tricolor voltou a carga e novamente pressionou na busca do gol de empate e as chances novamente foram desperdiçadas. O adversário praticamente não ameaçava mas o placar seguiu assim até o final do primeiro tempo.
O segundo tempo começou e o cenário foi praticamente o mesmo, com uma diferença que o time do Arroio Teixeira buscou mais retenção de bola, começou a trocar mais passes laterais aproveitando-se do campo bastante largo, fazendo a bola rodar de pé em pé.
E a fatalidade novamente assolou o Furão Tricolor, e novamente num balão para a área, houve o rebote e o atacante adversário só teve o trabalho de empurrar para as redes. Era o 2 a 0 e uma ducha de água fria no time na busca da reação no placar.
O adversário ai abusou de trocar passes laterais e definitivamente apostou nos contra-ataques. O Mustela ainda perdeu algumas boas oportunidades de marcar, entre elas um pênalti desperdiçado pelo atacante Marcelo.
Mas há que se ressaltar alguns pontos extremamente positivos no desempenho do Deportivo Mustela, sobretudo comportamentais. Haviamos decidido que era inadmissível o volume da conversa em campo como fizera o time no jogo contra o Fim de Carreira e assim foi. O time esteve bem mais calmo e tratou de jogar bola. Um outro fator, foi a mudança tática empreendida pela treinador Alosir no quarto final do jogo, posicionando a defesa com 3 zagueiros e liberando os laterais para buscar o empate, o que não surtiu resultado no placar mas o time conseguiu executar o posicionamento o que por veses nem times profissionais conseguem. E fundamentalmente a parceria, só não estiveram presentes neste evento, aqueles atletas que não tinham a possibilidade por compromissos ou lesão mesmo.
VIDEO O único ponto que o Deportivo talvez não tenha se saido tão bem quanto o primeiro jogo foi em relação ao toque de bola e às conclusões a gol. Neste domingo, o time até na ânsia de igualar o marcador passou a conduzir um pouco mais a bola, por veses até exagerando.
Após o jogo, tivemos a oportunidade de saborear um almoço com churrasco e peixe que estava uma delícia. Um agradecimento ao pessoal do E.C. Arroio Teixeira que nos recebeu com muita hospitalidade e carinho.
Neste jogo estiveram presentes os seguintes atletas: Ninja, Alosir, Vilson, Lê, Joel, DallAgnol, Rafael, Jesus, Gilmar, Kado, De Paris, Marcelo, Mazzoti, Biscuila, De Toni, Supla e Lahm .
Agora o Deportivo Mustela deverá buscar a reabilitação no proximo jogo, dia 25 de Fevereiro contra o time do UTI F.C. na Arena Mustela.
Antes do jogo, também foram abordados assuntos relativos a patrocinadores e a estruturação da Web Rádio Mustela, a qual em carater experimental pode ser ouvida pela internet no endereço: http://webradio.deportivomustela.esp.br Será mais um canal de comunicação do Furão com muita música e informações esportivas. Em seguida começaremos a montar playlists e quem quiser responsabilizar-se por um programa seja ele musical ou apresentado poderá participar ativamente da Web Rádio Mustela.